A Jaguar I-Pace eTrophy correu neste sábado (11) pelas ruas do Principado de Mônaco, e contou com dobradinha brasileira em sua sétima etapa. Cacá Bueno, que largou na pole position, suportou a pressão de seu companheiro de equipe na Jaguar Brazil Racing, Sérgio Jimenez, e venceu de ponta a ponta.
Foi a segunda vitória de Cacá Bueno da categoria, se juntando a Bryan Sellers (Rahal Letterman Lanigan Racing), líder do campeonato e único piloto que até então havia vencido duas provas na eTrophy. Inclusive o norte americano completou o pódio em terceiro.
As primeiras posições da prova foram definidas na primeira curva do traçado de Mônaco, a Saint Devote, logo após a largada.
Enquanto a dupla brasileira conseguiu fugir dos demais pilotos, o canadense Stefan Rzadzinski (TWR Techeetah) tentou a ultrapassagem para cima de Bryan Sellers por fora, mas acabou não conseguindo e ao tentar voltar ao traçado, bateu no outro carro da Rahal Letteman Lanigan Racing, da britânica Katherine Legge, que por sua vez acertou o guard rail e abandonou a prova.
O acidente entre Rzadzinski e Legge ocasionou a bandeira vermelha e paralisação da prova por alguns minutos para a retirada do carro da piloto britânica.
Na relargada, as posições foram mantidas, com a dupla brasileira conseguindo se manter um pouco a frente dos demais. Rzadzinski voltou a pista, mas ficou nas últimas posições.
As posições não sofreram alterações até a bandeirada, apesar da pressão de Sérgio Jimenez em Cacá Bueno durante alguns momentos na prova.
Na categoria PRO AM, o saudita Bandar Alesayi (Saudi Racing) largou mal e acabou sendo ultrapassado por Yaqi Zhang (Jaguar China Racing) e Ahmed Bin-Khanen (Saudi Racing).
Algumas voltas após a relargada, Bin-Khanen arriscou uma ultrapassagem por fora em cima de Yaqi Zhang, e acabou levando a pior, passando direto na curva e batendo, abandonando a prova.
Com isso, Yaqi Zhang garantiu a vitória, seguido pelo líder da categoria Bandar Alesayi e pela francesa Célia Martin (Viessmann Jaguar eTROPHY Team Germany).
Com a vitória em Mônaco, Cacá Bueno passa a ser o quarto colocado no campeonato, enquanto Sérgio Jimenez diminui a diferença para o líder Bryan Sellers para apenas um ponto.
Agora restam apenas mais três etapas da Jaguar I-Pace eTrophy, sendo que a próxima será no dia 25 de maio em Berlim na Alemanha, e depois disso, a rodada dupla em Nova Iorque nos Estados Unidos nos dias 13 e 14 de julho.