Hoje, a Jaguar Racing anuncia seu primeiro parceiro para a categoria I-PACE eTROPHY: a Michelin, fabricante francesa de pneus será a fornecedora oficial da categoria de veículos de produção 100% elétricos da Jaguar, que começa em 2018.
O anúncio foi feito pelo diretor da equipe Jaguar Racing, James Barclay, durante o Autosport International, evento que reúne grandes nomes e veículos do automobilismo na cidade de Birmingham, no Reino Unido. Como parceira oficial da primeira temporada da I-PACE eTROPHY, a Michelin fornecerá os pneus de todos os 20 veículos de competição da categoria.
Esta é mais uma categoria que conta com a parceria da Michelin. A marca francesa já é fornecedora oficial de pneus de competições como FIA Fórmula E, Campeonato Mundial de MotoGP, Campeonato Mundial de Rally FIA WRC e Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC.
O recente anúncio da Rahal Letterman Lanigan (RLL) como a primeira equipe a fazer parte do Jaguar I-PACE eTROPHY, somado ao anúncio de hoje da Michelin como fornecedora oficial de pneus, dá à primeira categoria de veículos elétricos de produção um reconhecimento global, antes mesmo de sua primeira corrida, que ocorrerá no fim de 2018.
A Jaguar I-PACE eTROPHY é uma categoria preliminar à Fórmula E e antecederá algumas das principais corridas da temporada 2018/2019. As corridas contarão com 20 modelos Jaguar I-PACE 100% elétricos totalmente configurados para as pistas e darão às equipes envolvidas a chance de mostrar talento e alto desempenho em um esporte a motor com nível zero de emissões.
Para James Barclay, diretor da divisão Jaguar Racing, “A Jaguar Racing está muito honrada em contar com um parceiro de tamanho renome dentro do automobilismo, como é a Michelin. Com eles como fornecedores de pneus da I-PACE eTROPHY, estamos ainda mais confiantes em entregarmos uma categoria extremamente emocionante dentro do esporte a motor. Desde o anúncio da categoria, em setembro de 2017, passando pela oficialização da Rahal Letterman Larigan Racing como nossa primeira equipe, em novembro, nós estamos nos consolidando como uma categoria relevante dentro do calendário global do automobilismo. Esperamos anunciar ainda mais equipes e parceiros nos próximos meses”.
Pascal Couasnon, diretor da Michelin Motorsport disse: “Nós somos parceiros da Fórmula E desde sua primeira temporada, quatro anos atrás e estamos muito entusiasmados em ampliar nossa presença dentro do automobilismo elétrico com a Jaguar I-PACE eTROPHY. A categoria está em seus estágios iniciais e nós estamos ansiosos para trabalhar ao lado da Jaguar Racing neste que é o primeiro campeonato internacional de carros elétricos de produção adaptados para as pistas”.
Todos os I-PACE de corrida que disputarão a categoria estão sendo construídos dentro da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover em Warwickshire, no Reino Unido. Ao todo serão 20 veículos que farão corridas preliminares aos ePrix da Fórmula E. Os modelos de corrida são baseados nos I-PACE de produção, primeiro veículo 100% elétrico da Jaguar, que estarão disponíveis para venda ainda em 2018.
O total comprometimento da Jaguar Racing em corridas elétricas está alinhado com as estratégias da Jaguar Land Rover de ter, a partir de 2020, todos os seus novos veículos com ao menos uma opção eletrificada.