Jaguar decide encerrar I-PACE eTrophy após o fim da atual temporada

A categoria que faz as corridas preliminares da Fórmula E, a Jaguar I-PACE eTrophy, cessará suas atividades no final de sua segunda temporada no final deste ano.

A categoria teve um contrato de três temporadas para disputar em conjunto da Fórmula E, mas será interrompida mais cedo.

A Jaguar citou uma revisão de sua estratégia em meio à atual crise Covid-19 como um fator contribuinte em sua decisão.

Como a própria Fórmula E, a atual temporada do eTrophy foi suspensa em março. Até esse momento da atual temporada, realizou três corridas nos eventos de Riad e Cidade do México.

Qualquer evento remanescente que possa ser realizado para concluir sua temporada final provavelmente ocorrerá no Reino Unido e na Alemanha, já que a Fórmula E continua tentando formar um plano para retomar sua temporada 2019/20.

A categoria da Jaguar foi anunciada no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017 e foi projetada para redefinir a percepção dos veículos elétricos por meio de seu novo design I-PACE SUV, que foi colocado à venda em 2018 e ganhou inúmeros prêmios.

A Jaguar Land Rover também demonstrou sua política de vender opções elétricas para todos os seus modelos a partir deste ano e sua iniciativa “Destination Zero”, que descreveu o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos a bateria por meio de corridas elétricas.

No entanto, a categoria I-PACE lutou para causar um impacto no automobilismo, com grid com média de 12 carros em sua primeira temporada, vencida pelo piloto da Team Jaguar Brasil Sergio Jimenez.

A categoria introduziu um carro atualizado nesta temporada e o modo de ataque durante suas corridas, em um esforço para aumentar a ação.

Apesar das estimativas de inscrições adicionais para a temporada atual, a categoria começou em Riad em novembro passado, com apenas 10 inscrições, e equipes, incluindo Rahal Letterman, não ficaram pela segunda temporada.

James Barclay, chefe da equipe Jaguar Racing, disse que, apesar de algumas metas serem cumpridas pelo projeto, a crise atual teve um papel importante na decisão de não continuar.

“A categoria alcançou muitos dos objetivos que nos propusemos a alcançar”, disse ele. “No entanto, durante esses tempos sem precedentes da pandemia de coronavírus, revisamos nossa estratégia e tomamos a decisão de encerrar a categoria Jaguar I-PACE eTrophy após duas temporadas bem-sucedidas”.

Barclay enfatizou que o programa Jaguar de Fórmula E não está em perigo.

“Continuamos totalmente comprometidos com o esporte a motor elétrico e com o nosso programa Jaguar Racing Formula E como uma parte importante de nossa transição para a mobilidade elétrica e o Destination Zero”, disse ele.

“Estou ansioso para que as temporadas de Fórmula E e eTrophy sejam retomadas se e quando for seguro para nossa equipe, parceiros e fãs fazerem isso”.

A equipe Jaguar de Fórmula E atualmente ocupa o terceiro lugar na classificação, com Mitch Evans, vencedor do ePrix da Cidade do México, atrás apenas de Antonio Felix da Costa no campeonato de pilotos.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de Red Bull em Zandvoort