Pista molhada cancela classificação e atrapalha estratégia da dupla do Jaguar Brazil Racing no estreito circuito de rua saudita
A primeira corrida da história do Jaguar I-PACE eTROPHY ficará marcada pela linda ultrapassagem de Sérgio Jimenez para conseguir o segundo lugar e garantir um bom resultado para a equipe Jaguar Brazil Racing. Cacá Bueno levou um toque de Stefan Rzadzinski, que comprometeu o desempenho do carro #0, fazendo com que o carioca terminasse a corrida em quarto lugar, mesma posição de largada, em Al-Diriyah.
Uma forte chuva ao longo da noite e durante a manhã deste sábado (15) na Arábia Saudita cancelou a sessão que definiria o grid. Quem poderia imaginar uma situação desta? Com isso, as posições de largada foram definidas a partir do treino livre na véspera.
Isso foi um problema para a dupla brasileira, pois Jimenez e Cacá optaram por dar poucas voltas na sexta-feira (14) para poupar pneus para a classificação e a corrida. Por uma incrível falta de sorte, a estratégia não funcionou e os dois pilotos da equipe Jaguar Brazil Racing largaram na segunda fila, com Jimenez à frente.
“Foi uma boa corrida, sabíamos que seria difícil ultrapassar, pois a pista é muito apertada, mas no fim consegui uma boa manobra para cima do (Bryan Sellers). Eu sabia que estava rápido, conforme a pista foi secando, meu carro foi melhorando, porque mantivemos o acerto de seco. Nas voltas finais, percebi que os dois (Sellers e Simon Evans) começaram a perder aderência e escorregar em alguns pontos, foi ali que percebi que tinha uma boa oportunidade e deu certo”, disse Jimenez.
Como previsto por Cacá, após os treinos de sexta-feira, a corrida foi bem difícil. Em uma pista estreita e com trechos bastante sinuosos, era difícil encontrar pontos de ultrapassagem. Tanto que os quatro primeiros mantiveram as posições de largada durante toda a prova, com Simon Evans na ponta, seguido por Bryan Sellers, Jimenez e Cacá.
![Jaguar eTrophy I-Pace: Na Arábia Saudita, Jimenez sobe ao pódio e Cacá termina na P4 Jaguar eTrophy I-PACE- Al Diriyah](https://www.f1mania.net/wp-content/uploads/2018/12/352634_851992_jaguarbr_1.saudi_L.jpg)
“Saio aqui da Arábia Saudita um pouco frustrado, pois sabia que tinha condições de lutar pela vitória. Fizemos todo um planejamento voltado para hoje (sábado), com a classificação tendo um papel crucial, mas, infelizmente, choveu no deserto e largamos com as posições do treino livre de ontem”, disse Cacá após a corrida.
“Quem poderia imaginar que iria chover no meio do deserto?! Tentei ir para cima logo na largada, mas não tive espaço. Estava no mesmo ritmo do (Sérgio) Jimenez e dos dois primeiros, mas depois levei um toque do (Stefan) Rzadzinski, que acabou entortando minha roda e, obviamente, me fez perder rendimento. Agora é voltar para a família, recarregar as baterias e trabalhar para chegar no México lutando pela ponta, como sei que posso”, completou.
A duas voltas do fim, o piloto do carro #10 da equipe Jaguar Brazil Racing mostrou que não está no campeonato à toa e conseguiu uma linda manobra em cima de Sellers para garantir o segundo lugar na prova. Infelizmente, não tinha mais tempo para ir atrás do líder e lutar pela vitória.
Os seis primeiros em Al-Diriyah foi: Evans, Jimenez e Sellers no pódio, seguidos por Cacá, Alice Powell (pilota convidada), Katherinne Liegge.
A próxima etapa do Jaguar I-PACE eTROPHY será realizada na Cidade do México daqui dois meses, 16 de fevereiro.
Confira a classificação da etapa de Ad Diriyah (Arábia Saudita) do Jaguar I-PACE eTROPHY:
1) Simon Evans (NZL)
2) SÉRGIO JIMENEZ (BRA)
3) Bryan Sellers (EUA)
4) CACÁ BUENO (BRA)
5) Alice Powell (GBR)*
6) Katherine Legge (GBR)
*piloto convidada para esta etapa
Classificação do campeonato do Jaguar I-PACE eTROPHY, após uma etapa:
1) Simon Evans (NZL) – 21 pontos
2) SÉRGIO JIMENEZ (BRA) – 15
3) Bryan Sellers (EUA) – 11
4) CACÁ BUENO (BRA) – 8
6) Katherine Legge (GBR) – 6
5) Stefan Rzadzinski (CAN) – 5
Veja o calendário da primeira temporada do Jaguar I-PACE eTROPHY:
15 de dezembro de 2018 – Al Diriyah (Arábia Saudita)
16 de fevereiro de 2019 – Cidade do México (México)
10 de março de 2019 – Hong Kong (China)
23 de março de 2019 – Sanya (China)
13 de abril de 2019 – Roma (Itália)
27 de abril de 2019 – Paris (França)
11 de maio de 2019 – Mônaco (Mônaco)
25 de maio de 2019 – Berlin (Alemanha)
13 de julho de 2019 – Nova York (EUA)
14 de julho de 2019 – Nova York (EUA)