Acciona | Sainz começa na frente xPrix Jurássico da Fórmula E na Inglaterra

A Acciona | Sainz saiu na frente na primeira atividade oficial do xPrix Jurássico da Extreme E. No treino livre realizado na quinta-feira em Dorset, Inglaterra, a equipe co-fundada por Carlos Sainz Sr liderou a sessão.

Quem terminou o ensaio na segunda colocação foi o time vice-líder da classificação, X44, seguido pelos líderes da Robserg X Racing. As equipes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, respectivamente, estão separados por apenas 16 pontos.

Entretanto, nas primeiras atividades para reconhecimento do terrado da área da base militar de Bovington, foi Sainz e Laia Sanz quem se colocaram como os mais rápidos, ignorando a briga pelo caneco.

Para este final de semana, a categoria elétrica implementou uma nova regra. O primeiro piloto que entrar no carro deve completar duas das três voltas programadas – com isso, Carlos foi o primeiro a assumir o volante.

A dupla espanhola fez o melhor tempo de 10min10s totais, com o multicampeão do Rali anotando uma volta de 1min40s179, mesmo com uma penalização de 10s por ter derrubado a 14ª das 17 bandeiras que demarcam o traçado.

Quem ficou com o quarto posto da folha de tempos foi a Abt. O time de Mattias Ekström e Jutta Kleinschmidt foi o melhor do resto justamente no dia em que anunciou sua continuidade no grid para a temporada 2022.

O traçado montado em Dorset é bastante desafiador e marcado pela lama e áreas molhadas. Durante sua volta, Sébastien Loeb teve de mudar seu estilo de pilotagem e fez a melhor marca de 2min37s849.

Enquanto isso, Johan Kristoffersson enfrentou uma verdadeira epopeia. O tetracampeão do mundial de rallycross fez sua volta rápida e imediatamente viajou para a premiação da FIA, em Paris, junto com os irmãos Hansen – o trio volta na sexta-feira.

No restante da tabela, Veloce Racing, JBXE, Chip Ganassi e Andretti completaram a sessão do dia – as três últimas enfrentaram problemas pelas condições do terreno.