O evento inaugural do Extreme E começou na Arábia Saudita na manhã deste sábado com a primeira de duas sessões de qualificação em torno do difícil circuito de Al-Ula.
A sessão de abertura viu cada dupla de pilotos atacar o percurso com uma volta cada, que é então combinada para formar a ordem final rumo à qualificação 2 hoje mesmo – isso decidirá qual equipe vai para qual evento de domingo; o Shoot Out, a Crazy Race e a Semi Final.
Johan Kristoffersson e Molly Taylor, da Rosberg X Racing, foram os mais rápidos ao rodar o percurso em 10:43.565 em duas voltas.
A equipe X44 estava logo atrás, com Sebastien Loeb e Christina Gutierrez a apenas 4,5 segundos na segunda colocação.
Houve uma grande diferença para o terceiro lugar com Carlos Sainz e Laia Sanz 28 segundos atrás para a equipe Acciona Sainz XE.
Ocorreram duas grandes batidas durante o Q1, ambas causando bandeiras vermelhas durante a sessão.
Mattias Ekstrom completou um tempo muito competitivo de 4:42,210 para o ABT Cupra XE, mas durante a segunda volta de Claudia Hürtgen, ela atingiu um buraco que virou seu Odyssey 21 SUV, que rolou várias vezes.
O incidente de Stephane Sarrazin foi quase uma cópia, pois ele também atingiu um sulco na estrada, virando sua máquina Veloce na primeira volta. Ambos os pilotos saíram ilesos.
Enquanto isso, Catie Munnings completou sua volta com um furo na máquina da Andretti e conseguiu trazê-la para casa em quarto lugar.
O time de Chip Ganassi teve um momento difícil em sétimo, já que Kyle Leduc e Sara Price não tinham direção hidráulica em suas voltas.
A Qualificação 2 está sendo realizada neste momento e os resultados serão relatados pelo F1Mania.net assim que for finalizada.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon