Extreme E foi oficialmente lançado hoje, durante o Virtual Global Launch, pouco menos de seis meses antes da primeira corrida do campeonato marcada para março de 2021, revelando também que o encerramento será em Tierra del Fuego, Argentina.
De acordo com os objetivos de sustentabilidade da série, o lançamento foi virtual e todas as equipes se reuniram remotamente desde suas diferentes localidades, incluindo Reino Unido, Alemanha, Espanha, América e Ásia, para revelar as cores de seus carros usando Animação CGI.
Os três pilares do Extreme E – eletrificação, meio ambiente e igualdade – foram destacados ao longo da apresentação, que detalhou os objetivos de sustentabilidade do campeonato, seus programas de legado e seu compromisso com a conscientização sobre a crise climática.
O fundador e CEO da Extreme E, Alejandro Agag, foi o anfitrião do evento, junto com o jornalista Nicki Shields, que apresentou o resumo da série, incluindo um cronograma modificado da primeira temporada que agora incorpora um final inesperado na Patagônia.
“Nosso lançamento virtual tem sido um formato incrível para mostrar a programação da 1ª Temporada e os carros de cada equipe, pois a experiência virtual é um tema chave no Extreme E – particularmente durante a pandemia de COVID 19”, disse Agag.
“Nossa equipe tem trabalhado muito nos bastidores e, apesar da pandemia e dos desafios que ela nos trouxe, estamos no caminho certo para nossa primeira corrida em março de 2021. A série ganhou um grande impulso com nada menos que dois campeões mundiais de Fórmula 1 com suas próprias equipes ao lado de outras potências no mundo do automobilismo. Ainda há muito mais por vir e outros pilotos serão anunciados nos próximos meses.”
Ao incorporar a rodada na Argentina, Agag acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em confirmar que a Patagônia estará no nosso calendário da primeira temporada e certamente será uma experiência de corrida incrível para as equipes e espectadores. No entanto, é claro que há uma razão muito mais séria pela qual Extreme E escolheu visitar Tierra del Fuego: o recuo das geleiras é um dos efeitos devastadores da crise climática global e, se não agirmos agora, esses lugares incríveis não existirão mais. ”
Assim é o calendário confirmado da primeira temporada do Extreme E:
XPrix Deserto: Al Ula, Arábia Saudita
20 a 21 de março de 2021
XPrix Oceano: Pink Lake, Senegal
29 a 30 de maio de 2021
X Prix Ártico: Kangerlussusaq, Groenlândia
28 a 29 de agosto de 2021
XPrix Amazônia: Pará, Brasil
23 a 24 de outubro de 2021
XPrix Glaciar: Patagônia, Argentina
11 a 12 de dezembro de 2021
O final da primeira temporada acontecerá em Tierra del Fuego, na Patagônia, que receberá a etapa Glaciar em dezembro de 2021.
A Terra do Fogo está localizada na parte mais ao sul da Patagônia, que é conhecida mundialmente por suas impressionantes geleiras e paisagens montanhosas cobertas de neve, mas essas áreas estão passando por uma rápida recessão glacial, bem como gelo ralo e o encolhimento do permafrost. A área é conhecida como uma das últimas fronteiras do mundo e este impressionante lugar na Patagônia é o lar da cidade de Ushuaia, muitas vezes chamada de “o fim do mundo” devido a sua localização na ponta da América do Sul, com a Antártida ao sul.
Carlos Turdó, Secretário de Esportes de Tierra del Fuego, disse: “A apresentação do Extreme E será um marco histórico para nossa província, devido ao alto nível de pilotos internacionais envolvidos com a categoria, como Lewis Hamilton e Nico Rosberg, ambos proprietários de equipe. É também uma oportunidade única para que milhares de pessoas conheçam as belezas naturais que nos cercam no ‘Fim do Mundo’ ”.
“Sem dúvida, uma das coisas mais importantes para nós é acompanhar, desde o ponto mais austral do planeta, a mensagem e as ações de conscientização sobre as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente que a Extreme E realiza por meio da tecnologia de carros elétricos e a prática do esporte “.
O Eng. Carlos García Remohí, Presidente do CDA do Automóvel Clube Argentino, afirmou: “É uma grande honra para nós que Extreme E tenha escolhido a Patagônia Argentina como sede de uma de suas competições nesta categoria internacional. Compartilhamos sua importante mensagem para humanidade de difusão e sensibilização através do esporte motor. É por isso que desde o Automóvel Clube Argentino (ACA) estaremos junto com a Extreme E, apoiando-a, pois representam os pioneiros da tecnologia do futuro ”.
Os representantes de equipe que participaram do lançamento foram: Lewis Hamilton e Marc Hynes (X44), Mattias Ekström e Thomas Biermaier (ABT), Rupert Svendsen-Cook e Jack Clarke (Veloce Racing),
Zak Brown e Catie Munnings (Andretti United), Chip Ganassi e Mike Hull (Chip Ganassi Racing), Adi Surjanto (Equipe TECHEETAH), Miguel Valdecabres e Joan Orus (QEV), Ulrich Fritz (HWA) e Nico Rosberg e Kimmo Liimatainen (Rosberg Xtreme Racing).
Cada equipe revelou seus ODYSSEY 21 SUVs elétricos com o design próprio, e representantes de cada equipe estiveram presentes para discutir suas razões para se envolver no Extreme E e seu desejo de começar a correr.
Lewis Hamilton, seis vezes campeão mundial de Fórmula 1, comentou: “Sempre quis ter minha própria equipe, mas nunca soube quando seria. Quando ouvi sobre isso, quis participar por causa do que representa este campeonato, será muito poderoso. Cada um de nós pode ter um impacto positivo apenas implementando pequenas mudanças e é por isso que eu acho que Extreme E é tão importante, porque vai manter as pessoas falando sobre isso e vai nos inspirar a agir. Essa é a grande coisa sobre Extreme E, não é apenas ir a esses lugares incríveis, mas vamos fazer algo para fazer uma mudança no planeta.”
A CBMM é parceira fundadora da Extreme E, projeto inovador que estreia em 2021, colocando em evidência não só o desempenho de equipes e tecnologias das máquinas, mas também ameaças ambientais em diferentes partes do mundo.
Odyssey 21, SUV das provas, foi desenhado do zero pela francesa Spark em parceria com a Willians, e desenvolvido em conjunto com a brasileira CBMM e a alemã Continental. O carro foi pensado para se adequar a diferentes terrenos e extremas condições climáticas dos espaços das provas. Os carros já estão prontos e foram entregues e testados pelas equipes.
A CBMM levou a tecnologia do nióbio para os materiais de alta resistência aplicados, por exemplo, nos chassis, suspensão e carroceria o que deixa a estrutura mais leve e resistente e resulta em economia de energia.
Com a expertise em transformar materiais com o uso da tecnologia do nióbio e de sua sinergia com o grafeno, a CBMM está apoiando a Extreme E no retrofiting do Santa Helena (navio de transporte da categoria).
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 26/10/2020 – Hamilton faz história ao vencer o GP de Portugal de F1:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon