Categoria: Extreme E
|
29 de agosto de 2021 08:40

Extreme E realiza semi-finais e define quatro finalistas para xPrix do Ártico

A Extreme E já conhece quatro das cinco equipes que disputam a corrida final do xPrix do Ártico. Neste domingo (29), após as duas semi-finais, os times que brigam pela vitória serão X44, Acciona Sainz, Andretti e RXR.

Para este final de semana, a categoria elétrica mudou o formato para a última disputa. Ao invés dos tradicionais quatro carros do regulamento, serão cinco times que vão correr, sendo dois da semi-final 1, dois da semi-final 2 e um da corrida maluca.

Então, na primeira semi na Groenlândia, a disputa foi bastante intensa pela primeira colocação. A Veloce e Acciona Sainz vinham em ótimo ritmo, mas a X44 acabou crescendo em velocidade na última das duas voltas e, com isso, conseguiu uma das vagas finais.

Já na segunda semi, a briga ficou constantemente entre a Andretti e a RXR. Inclusive, a equipe de Nico Rosberg chegou a sofrer penalização de 10s por atropelar uma bandeira de sinalização, mas nada que ameaçasse a vaga na final.

Confira como foram as semi-finais do xPrix do Ártico da Extreme E:

A semi-final 1 foi a primeira a ser realizada no domingo de corrida na Groenlândia. Os pilotos que estavam no grupo eram a Acciona Sainz, Veloce Racing e X44, os primeiro, quarto e quinto melhores do combinado das classificações.

Assim como no sábado, os pilotos encontraram tempo bastante traiçoeiro com a chuva marcando presença. Ainda, a mudança de terreno ao longo do traçado de 6.68 km/h trouxe um desafio ainda maior.

Ao final do primeiro giro, o trio chegou ao ponto de troca de pilotos, com Carlos Sainz sendo o primeiro e entregando o carro para Laia Sanz. Em segundo foi Stéphane Sarrazin, que deu para Gilmour, enquanto Cristina Gutiérrez passou para Sébastien Loeb.

Laia conseguia manter a vantagem na primeira colocação, com mais de 12s de vantagem para o restante dos carros. Mais para trás, a X44 começava a se aproximar de forma bastante ameaçadora da Veloce, atacando e colocando lado a lado, conseguindo consumar a ultrapassagem.

Em um lance inacreditável, Sarrazin assumiu a primeira colocação, com os três carros ficando lado a lado bastante próximo do final. Entretanto, o competidor acabou com um pneu furado, não conseguindo completar a disputa, garantindo a passagem da X44, vencedora, e Acciona Sainz, para a corrida final.

Agora, era a vez do segundo trio ao traçado para a semi-final 2. Os times que brigariam por mais duas vagas da prova final eram a RXR, Andretti e Abt, que ficaram em segundo, terceiro e quarto nos combinados da classificação.

A briga pela primeira colocação estava bastante emocionante entre Johan Kristoffersson e Hansen. Inclusive, o atual líder do campeonato acabou atropelando uma bandeira de sinalização e recebeu punição de 10s.

No momento da troca, a RXR chegou em primeiro, com Molly Taylor assumindo o Odyssey-21. Com 3s de atraso, Catie Munnings estava na segunda colocação com a Andretti, com Mattias Ekström, Abt, em terceiro.

Encerrada a segunda semi e quem ficou com a primeira colocação foi a Andretti, com a RXR, mesmo com a punição de 10s, na segunda colocação. Com isso, são os dois times que também passam para a disputa final.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.