Com base no principado de Mônaco, a empresa de automóveis elétricos Venturi Automobiles confirmou a sua entrada na Extreme E, a nova série de off-road com carros elétricos, que desafiarão os locais mais remotos e desafiadores do planeta.
A Extreme E anunciou a primeira equipe da nova série de off-road com SUVs totalmente elétricos: trata-se da monegasca Venturi Automobiles, montadora que está presente na ABB Formula E desde a sua temporada inaugural, em 2014/15.
Famosa por seus recordes, como o recorde de velocidade terrestre com carros elétricos obtido com o Venturi Buckeye Bullet, construído em conjunto com a Ohio State University, além do recorde de distância sem assistência para um veículo elétrico com uma corrida de 9,250 milhas de Xangai para Paris, e na sequência para Mônaco.
“Sou um verdadeiro candidato a aventura e, como consequência, sempre tive a paixão de conhecer algumas das regiões mais remotas do mundo”, declarou o presidente da Venturi, Gildo Pastor ao anunciar a entrada da empresa na Extreme E.
“A parceria com a Extreme E representa uma nova oportunidade para mostrar a capacidade dos veículos elétricos nos ambientes mais extremos. Estamos muito orgulhosos de participar desse conceito inovador e divertido”.
A Venturi receberá seu SUV elétrico em março de 2020, quando a Spark Racing Technologies – anunciada recentemente como fornecedora do chassi que servirá de base para o campeonato – entregará os 12 carros da primeira temporada do Extreme E.
Também está programado para janeiro de 2021 o inicio dos testes com os protótipos equipados com uma bateria da McLaren, em vez da bateria da Williams Advanced Engineering que estará nos carros de corrida a partir da primeira etapa, marcada para 19 de julho do mesmo ano.
Ainda não está claro quantos carros cada equipe do Extreme E irá contar, mas o formato das provas já está definido: será decidido em uma série de corridas eliminatórias.
Fundador e CEO da ABB Formula E, o chefe da Extreme E Alejandro Agag comentou a respeito da entrada da Venturi na nova série de off-road: “Gildo e a Venturi mostraram a mesma crença e comprometimento em um novo projeto, da mesma forma quando a Fórmula E foi lançada, entrando no grid inaugural em 2014”.
“O empolgante formato de corrida e os confrontos diretos do Extreme E são atraentes para os entusiastas de corridas como a Venturi – assim como a mensagem de sustentabilidade e mobilidade elétrica.”