Gutiérrez/Loeb colocam X44 na ponta na classificação da Extreme E no Senegal

Não é F1, mas é Lewis Hamilton na pole-position – ou quase isso. Neste sábado (29), na classificação do xPrix do Oceano da Extreme E, Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb, dupla da X44, equipe do heptacampeão, ficaram como os mais rápidos no Senegal e garantiram a melhor posição de saída da semi-final 1.

A tomada de tempos no Lago Rosa, Dakar, foi realizada em duas sessões, uma na parte da manhã e outra de tarde. Os tempos da primeira atividade foram claramente mais velozes, pois a medida que o tempo passava, os sulcos na areia ficavam cada vez mais fundos.

Então, com a marca de 10min57s567, a dupla não só ficou com o melhor tempo do dia como foi a única a rodar na casa abaixo dos 11min.

A X44 foi a quinta equipe a ir para o traçado para anotar seu tempo. Gutiérrez foi quem começou a volta e depois passou o Odyssey 21 para as mãos de Loeb, que cruzou a linha final com uma vantagem de 27s58 para a Rosberg X Racing. Isso garante ao time a posição de dentro da semi-final 1 do domingo.

Quem ficou com o segundo melhor tempo do dia senegalês foi a RXR, dupla vencedora da etapa de abertura, o xPrix do Deserto. Molly Taylor e Johann Kristofferson ainda se beneficiaram de uma punição à Abt, pois Jutta Kleinschmidt, pilota reserva do time, chegou a área de pilotos antes do tempo.

Taylor chegou a protagonizar um pequeno susto ao longo das classificações. O eixo traseiro do carro acabou levantando no ar e a competidora acabou mergulhando de bico, forçando a australiana a escapar do traçado para conseguir recuperar o controle.

A posição final da semi-final 1 ficou com a Abt. Mattias Ekstrom e Klehinschmidt anotaram o melhor tempo da parte da tarde, mas acabaram perdendo o segundo posto por conta da penalização sofrida mais cedo.

Na semi-final 2, a primeira equipe que se classificou foi a JBXE. Para a corrida no Dakar, Jenson Button está se focando em seu papel de chefe de equipe e deixou a função para Kevin Hansen ao lado de mikaela Ahlin-Kottulinsky. A Veloce, que não teve boa etapa na Arábia Saudita, também passou, com a Hispano Suiza completando o outro top-3.

Ganassi Racing, Andretti e Acciona Sainz tiveram problemas em suas sessões e não conseguiram avançar para as semi-finais. Com isso, passam apenas pelo shoot-out e não poderão disputar as vagas para a corrida final.