Extreme E
|
24 de setembro de 2022 11:54

Rosberg X Racing é a mais rápida da classificação 1 do xPrix no Chile da Extreme E

A pergunta que não quer calar na temporada 2022 da Extreme E: quem vai parar a Rosberg X Racing? Na classificação 1 da manhã deste sábado (24), a dupla da equipe de Nico Rosberg foi a mais rápida para terminar no primeiro posto da tabela de tempos.

Após muita espera, a Extreme E estava de volta à pista. Na manhã deste sábado no deserto de Antofagasta, os pilotos estavam se preparando para a primeira das duas sessões do dia, a primeira classificação.

O primeiro carro a fazer sua volta rápida na tomada de tempos foi a McLaren. Esperando um final de semana mais positivo no Chile, Emma Gilmour foi a primeira quem acelerou no desafiador circuito.

Depois, na rápida troca, Tanner Foust assumiu o volante do Odyssey 21 da equipe inglesa. Ao final do giro sem grandes problemas, a dupla fechou com o tempo de xx.

Na sequência, foi a vez da Xite Energy também assumir o traçado. Assim como a McLaren, a competidora foi a primeira a sair, com Molinaro acelerando nas curvas, subidas e descidas. Depois, Timo Scheider foi quem entrou e assumiu a segunda colocação.

Depois, foi a vez da Rosberg X Racing, atual líder da classificação, a dar as duas voltas rápidas. Mikaela-Ahlin Kottulisnky saiu na frente e, depois de entregar o carro nas mãos de Johann Kristofferson, a dupla assumiu a primeira colocação.

Catie Munnings era o nome que estava em sua volta rápida no momento com a Andretti. A competidora vinha em giro ligeiramente mais lento que os competidores anteriores  e quando chegou à área de troca, contou que o carro estava perdendo performance.

Então, foi a vez de Timmy Hansen tomar o carro da equipe e, também com dificuldades, fechou com a marca de 9min56s232, que colocou a dupla no quarto posto momentâneo. Ainda, levaram punição por ter acelerado na área de troca.

Quem assumiu a pista na metade da classificação foi a Abt. Quem saiu primeiro foi Klara Andersson, que está assumindo a vaga de Jutta Kleinschmidt, que sofreu um incidente na sexta-feira e tem de ficar de fora da etapa.

A competidora encerrou sua participação com volta cerca de 18s mais lenta que os ponteiros da sessão e entregou o carro nas mãos de Nasser Al-Attiyah que, no final, fechou a volta no quarto posto.

Sara Price era a competidora que estava no traçado do Chile nessa vez. Em grande volta, chegou ao ponto de troca de pilotos com tempo apenas 6s inferior aos ponteiros, colocando a Ganassi em boa posição.

Depois, Kyle LeDuc foi quem tomouo volante do Odyssey 21 da equipe. Seguindo com o bom ritmo e aproveitando a potência extra do hyperdrive, a dupla encerrou na segunda colocação da tabela.

A JBXE era a sétima equipe a fazer as duas voltas rápidas em Antofagasta. Kevin Hansen não teve volta muito boa e estava 21s atrás dos melhores colocados quando chegou à troca para entregar o carro a Hedda Hosas.

A dupla não conseguiu fazer uma boa média de voltas. Ao final, ficou com a sétima colocação momentânea a 1min12s67 da dupla mais veloz da RXR.

Se aproximando do encerramento da classificação 1, era a equipe de Lewis Hamilton, a X44, quem estava no traçado no momento. Cristina Gutiérrez saiu primeiro e a espanhola vinha em bom ritmo, entregando o carro a Sébastien Loeb na segunda colocação.

O francês manteve a boa velocidade do time durante seu giro, estando apenas a 5s acima do melhor tempo anotado. No final, conseguiram se manter, de fato, no segundo posto.

A Veloce Racing foi o penúltimo time a acelerar no complicado circuito em Antofagasta. Christine GZ foi a primeira a sair e encerrou seu giro com 17s de desvantagem para os ponteiros, dano missão de recuperação para Lance Woolridge. 26s atrás dos lideres, ficaram em sétimo.

Chegou, enfim, a última equipe a anotar suas duas voltas. Totalmente espanhola, a Acciona Sainz mandou primeiro Laia Sanz para dar o giro, com a multicampeã das motos no Dakar chegando à área de troca com tempo 2s7 inferior aos primeiros.

Quando Carlos Sainz foi sair, quase acabou deixando a zona de troca cedo demais. Assim que começou seu giro, logo acionou o hyperdrive para aproveitar a potência extra. No final, ficaram no oitavo posto.

Com o encerramento da primeira classificação, a ordem ficou com a RXR em primeiro, ainda conseguindo cinco pontos extra por terem liderado o desafio da traçado, X44, Ganassi, McLaren, Xite Energy, Abt, Veloce, Acciona Sainz, Andretti e JBXE.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.