Rosberg X Racing supera Abt e garante vitória na corrida 2 do xPrix da Ilha da Extreme E

A Rosberg X Racing de fato se colocou como a grande equipe do xPrix da Ilha da Extreme E. Na segunda corrida em Sardenha, realizada neste domingo (10), a equipe fez ultrapassagem no final para garantir a segunda vitória na temporada.

Desde o meio da semana, quando foi realizada a primeira das duas disputas na Itália, Johann Kristofferson e Mikaela Ahlin-Kottulinsky vinham se colocando como imbatíveis liderando todas as sessões e chegando a vencer a prova 1, mas uma punição os derrubou para terceiro.

Então, neste final de semana, a dupla mais uma vez fez o nome no complicado circuito sardenho. Após liderar ambas classificações e a semi-final 1, garantiu uma ultrapassagem no final da segunda volta em cima da Abt para subir ao degrau mais alto do pódio.

Ao final da disputa, entretanto, a direção de prova anunciou a desclassificação do carro de Jutta Kleinschmidt e Nasser Al-Attiyah. O motivo foi que quando a competidora deixou a zona de troca, não conseguiu prender o cinto de segurança, infringindo o regulamento técnico.

Com isso, dividindo o pódio com a RXR estavam a X44 de Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb, e Andretti com Catie Munnings e Timmy Hansen. Acciona Sainz abandonou com problemas.

Saiba como foi a corrida 2 do xPrix da Ilha da Extreme E:

As cinco equipes já estavam alinhadas para o momento da largada do xPrix da Ilha. Os cinco times que iriam brigar pela vitória da corrida 2 na Sardenha era Rosberg X Racing, X44, Acciona Sainz, Andretti e Abt.

Saída autorizada e de forma surpreendente, Nasser Al-Attiyah era o líder. Em uma linha muito mais aberta e diferente do restante dos adversários, Carlos Sainz tentou dar o pulo do gato, mas despencou para a última posição.

A disputa pelas posições foi bastante emocionante com o apagar das luzes. A Abt estava na primeira posição, mas não muito distante do restante do pelotão já que tinha 1s5 de vantagem para Johann Kristofferson, com Sébastien Loeb, Timmy Hansen e Sainz completando o top-5.

O catari estava na primeira posição conseguindo aumentar o respiro para o restante do pelotão. Enquanto isso, mais para trás, Sainz parou no traçado abandonando a disputa por problemas no carro.

Com isso, Mikaela Ahlin-Kottulinsky colou na ponteira da prova com menos de 1s de desvantagem. Atrás vinham Cristina Gutiérrez da X44 e Catie Munnings completando as quatro colocadas.

No momento do splash, ponto com uma poça dágua que traz uma dificuldade maior, Mikaela conseguiu dar o bote em cima de Jutta. Com isso, consumiu a ultrapassagem para não apenas assumir a liderança como abrir vantagem confortável.

Kleinschmidt ainda não tinha o segundo posto como garantido. Afinal, a competidora da Abt agora precisava lidar com a pressão de aproximação de Gutiérrez, da X44. A espanhola bem que se aproximou, mas não conseguiu passar.

No final, a RXR garantiu a vitória, a segunda da temporada 2022. A Abt terminou na segunda posição, mas foi desclassificada por infringir o regulamento técnico por Jutta não prender o cinto na zona de troca de pilotos. Com isso, X44 e Andretti subiram ao pódio.