A RXR (Foto: Extreme E)
A Rosberg X Racing começou a temporada 2022 da Extreme E onde deixou 2021: na frente. Neste sábado (19), na primeira classificação do dia do xPrix do Deserto, na Arábia Saudita, a equipe de Nico Rosberg se colocou como a mais veloz.
A tomada de tempos no deserto traiçoeiro aconteceu da maneira tradicional da categoria elétrica: cada equipe ia uma vez para o traçado para duas voltas lançadas, uma para cada competidor. Com isso, a ponta da tabela mudou constantemente ao longo da sessão.
A RXR foi a quinta equipe das dez do grid e dar os giros rápidos com Mikaela Ahlin-Kottulinsky e Johann Kristofferson. Assim que passou pela linha de chegada, bateu a X44 e se estabeleceu como a mais veloz com 9min03s604.
A sessão ainda foi marcada por uma bandeira vermelha causada por Christine GZ. A competidora da Veloce pegou um banco de areia e capotou o carro, precisando ser retirada pelo resgate e imediatamente levada para o centro médico.
Confira como foi a classificação 1 do xPrix do Deserto da Extreme E:
Depois do shakedown da sexta-feira para reconhecimento do traçado – a X44 foi a mais rápida – a classificação foi o que abriu o dia no sábado. Apesar de a programação indicar duas corridas de cinco carros cada, a categoria mudou a definição para o formato tradicional de volta lançada.
A primeira dupla que deixou os boxes para a tomada de tempos foi a da Abt. Jutta Kleinschmidt foi quem assumiu a primeira volta, logo substituída por Nasser Al-ttiyah e com o fim dos dois giros, anotaram 9min50s385.
Na sequência, foi a vez dos competidores da Ganassi, Kyle Leduc e Sarah Price, anotarem a volta rápida. Apesar de terem sido quase 40s mais velozes, estavam sob investigação por conta de um possível problema na área de troca de pilotos.
A medida que a sessão avançava havia uma grande troca de equipes na primeira colocação. A Andretti chegou a se colocar como a mais veloz, mas Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb trataram de superar o time e colocar a X44 no topo com vantagem de 9s.
Entretanto, a equipe de Lewis Hamilton não ficou muito tempo como a mais veloz. Quando foi a vez da Rosberg X Racing com Johann Kristofferson e Mikaela Ahlin-Kottulinsky, a dupla tratou de se estabelecer como a mais veloz.
A JBXE, de Jenson Button, foi logo depois da escuderia de Nico Rosberg e tratou de se posicionar em sexto. Quando foi a vez de Acciona Sainz, apesar de um problema na hora da troca de pilotos, se colocou em terceiro.
Quando foi a vez de Christine GZ, da Veloce, dar a volta rápida, a pilota sofreu um grande susto. Ao pegar um banco de areia no meio do percurso, capotou o carro e parou de ponta cabeça, interrompendo a sessão com bandeira vermelha.
A competidora foi tirada do carro, não tão destruído por conta da tecnologia de niobium, e logo levada para o centro médico. Quando a transmissão a mostrou, estava mancando e sentindo desconforto na perna.
A McLaren XE, estreante da temporada 2022 da Extreme E, foi a última a ir para a pista. No momento, a líder era a RXR com 9min03s604, com X44, Andretti, Ganassi, Xite Energy, Acciona, Abt e JBXE completando a ordem.
Com o final do giro de Emma Gilmou e Tanner Foust, que se colocaram na sétima colocação, a classificação foi encerrada. Mais tarde, pilotos e equipes voltam para a areia para a realização da segunda classificação e definição das semi-finais.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.