Ganassi herda vitória (Foto: Ganassi)
Rosberg X Racing foi quem venceu a corrida 1 do xPrix da Ilha da Extreme E, mas não ficou com o primeiro posto. Nesta quinta-feira (7), em uma corrida movimentada e marcada por uma capotagem, a dupla Johann Kristofferson e Mikaela Ahlin-Kottulinsky cruzou a linha de chegada em primeiro, mas com uma punição caiu para terceira.
A equipe do campeão de 2016 da F1, Nico Rosberg, dominou todas as atividades ao longo da segunda etapa da temporada 2022. Além de ter sido a mais rápida na classificação, também terminou a semi-final 1 na primeira colocação.
Na corrida, então, assim que foi dada a largada a equipe se envolveu em um acidente com a Acciona Sainz onde o norueguês tocou em Carlos Sainz, que capotou. Então, uma bandeira vermelha foi necessária, mas isso não parou o ímpeto da RXR, que terminou em primeira.
Entretanto, horas após o encerramento da disputa, a direção de prova anunciou punição. O time vencedor recebeu 30s de penalização e, com isso, caiu para a terceira posição e com a Ganassi herdando a vitória do dia. Xite Energy ficou em segunda.
Saiba como foi a corrida 1 do xPrix da Ilha da Extreme E:
Os pilotos estavam prontos para disputar a primeira das duas corridas do xPrix da Ilha da Extreme E. Foram quatro meses de espera, mas a categoria elétrica desembarcou na Sardenha, Itália, para a rodada dupla.
Depois de duas semi-finais e uma corrida maluca, as cinco equipes estavam definidas para a prova principal. Rosberg X Racing, Xite Energy, JBXE, Acciona Sainz e Ganassi iriam se enfrentar pela vitória da segunda etapa.
Após muita expectativa, os carros estavam alinhados nas posições do grid de largada. A partir das votações do Grid Play, a ordem do quinto para o primeiro eram Xite, RXR, JBXE, Acciona Sainz e Ganassi.
Assim que a saída foi autorizada, a Rosberg X Racing conseguiu se manter na primeira colocação. Entretanto, ainda nos primeiros metros um grande acidente envolvendo Carlos Sainz e Johann Kristofferson.
Os dois competidores acabaram se encontrando e se colidiram. Quem levou a pior foi o titular da Acciona Sainz, que capotou e se tornou carta fora do baralho, uma das equipes favoritas a conseguir a vitória.
Com isso, a ordem era Kristofferson na primeira colocação com pouco mais de 3s de vantagem. Kyle LeDuc, Timo Scheider e Hedda Hosas, que rodou, completavam os quatro colocados.
Como consequência do incidente ainda no início da disputa, o Odyssey 21 da RXR ficou destruído. Toda a dianteira da máquina sumiu e sem capô, mas em um primeiro momento, sem qualquer investigação.
No momento da parada, Kottulinsky chegou a entrar no carro de Nico Rosberg, mas acabou saindo. Com isso, o time começou a reparar a dianteira do carro para tentar reverter a situação. Ainda, a direção de prova indicou que não seria feita uma nova largada, mas sim apenas uma saída da zona de troca de pilotos.
Prova recomeçada e Mikaela foi a primeira a sair e após abrir os 7s de vantagem, sucessivamente os carros foram deixando a parada. Sara Price, Tamara Molinaro e Kevin Hansen completavam os quatro colocados da prova.
Na primeira colocação, a norueguesa não teve problemas em lidar com o carro aos pedaços e cruzou a linha de chegada na frente. Ganassi e Xite Energy completaram o pódio da corrida 1 do xPrix da Ilha.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.