A RXR é a grande campeã da primeira temporada da história da Extreme E. Na corrida final deste domingo (19) no xPrix Jurássico, Johan Kristoffersson e Molly Taylor correram com o regulamento debaixo do braço para garantir o caneco de 2021.
A equipe de Nico Rosberg chegou a Dorset, na Inglaterra, como líderes. A dupla precisava de uma quarta colocação mínima para ser coroada, e foi justamente nessa posição que cruzou a linha de chegada, enquanto a X44 ficou com a vitória.
Com o resultado, os times de Rosberg e de Lewis Hamilton ficaram empatados em pontos, mas o alemão levou a melhor, pois já havia triunfado três vezes ao longo do ano. JBXE, de Jenson Button, e Abt completaram o pódio.
Confira como foi a corrida final do xPrix Jurássico da Extreme E:
Os cinco carros estavam alinhados para a última corrida da temporada 2021 da Extreme E. Em Dorset, na Inglaterra, as equipes participantes eram X44 e RXR, postulantes ao título, Andretti, JBXE e Acciona | Sainz.
As condições continuavam completamente complicadas para as equipes. Além de um terreno bastante traiçoeiro com terra, pedra, muita água acumulada e lama, uma névoa densa e leve chuva marcavam a prova.
Luz verde autorizou as competidoras a saírem para a disputa. Quem fez ótima saída foi Cristina Gutiérrez, que saltou para a primeira colocação, enquanto Molly Taylo ficou em segunda. Laia Sanz destracionou mal e ficou m última.
Enquanto a equipe de Lewis Hamilton mantinha a primeira colocação sem grandes problemas, Ahlin-Kottulinsky começou a se recuperar após escapar do traçado. A pilota superou a RXR e saltou para a segunda colocação.
Pouco depois, foi a vez de Catie Munnings também ultrapassar Taylor, com a RXR aparecendo no quarto posto, última posição suficiente para ficar com o título. Acontece que Sanz começou a se aproximar da pilota.
As competidoras completaram seus giros e chegaram à área de boxs para a troca, dando a chance dos pilotos correrem o último giro. Acontece que na entrada, a Munning acabou rodando e precisou dar ré para conseguir retomar o traçado.
Na última volta, Sébastien Loeb mais uma vez estava na primeira colocação com a X44. Enquanto isso, a RXR com Johan Kristoffersson era apenas a quarta, com os dois times empatados no número de pontos.
O título, entretanto, ficaria com o time de Nico Rosberg que já soma três vitórias ao longo da temporada 2021. A escuderia do heptacampeão de F1 caminhava para o primeiro triunfo do campeonato inaugural.
Encerrada a disputa, a X44 ficou com a vitória, com Gutiérrez e Lob no degrau mais alto do pódio. JBXE e Abt completam o top-3, enquanto a RXR se torna a primeira campeã da história da Extreme E.