X44 fecha dia de classificação com maior número de pontos somados na Extreme E

A X44 terminou o dia de classificação da Extreme E na Arábia Saudita com o maior número de pontos somados. No sábado (19), nas duas tomadas de tempo realizadas, totalizou o dia com 19 tentos e na primeira colocação.

O xPrix do Deserto marca a primeira etapa da temporada 2022 da categoria elétrica. Na tomada de tempos, a primeira sessão foi do modo tradicional com cada equipe tendo direito a duas voltas lançadas.

Já na classificação 2 uma mudança: duas baterias com corrida de cinco carros cada. Em ambas as disputas houve momentos de drama seja por acidente entre Abt e Acciona Sainz, seja por problemas com o carro da McLaren XE.

Na primeira bateria, o time de Lewis Hamilton foi quem cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Já na segunda, a RXR, de Nico Rosberg, terminou na frente, mas uma punição de 17s os derrubou para quarto e na pontuação geral, ficaram em quinto.

Com isso, as semi-finais e corrida maluca foram definidas para o domingo. X44, Xite Energy e RXR disputar a primeira semi, com Andretti, Ganassi e Abt na semi 2. Acciona Sainz, JBXE, McLaren XE e Veloce ficam com a corrida maluca.

Confira como foi a classificação 2 do xPrix do Deserto da Extreme E:

Após a classificação 1 da Extreme E na Arábia Saudita, equipes e pilotos deixaram mais uma vez os boxes para a segunda tomada de tempos do dia. Na primeira parte, RXR fechou como a mais veloz e somou os dez pontos. Depois, a sequência ficou X44, Andretti, Ganassi, Xite Energy, Acciona, McLaren, ABT, JBZE e Veloce, que não marcou tempo.

No novo formato da tomada de tempos, a segunda classificação seria separada por duas baterias em corridas de cinco carros. Na primeira, X44, Ganassi, Acciona Sainz, Abt e Veloce, e na segunda RXR, Andretti, Xite Energy, McLaren e JBXE.

Os quatro primeiros carros estavam alinhados para a primeira bateria do dia. Sara Price, Sébastian Loeb, Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah eram quem iam largar – a Veloce não conseguiu arrumar o carro a tempo após o acidente de Christine GZ.

Com a saída autorizada, a equipe de Lewis Hamilton foi quem teve a melhor saída, mas estava acompanhada lado a lado pelo espanhol da Acciona Sainz. Os dois estavam separados por pouco mais de 0s6.

A prova tomou contornos bastante dramáticos ainda no primeiro giro. Al-Attiyah conseguiu fazer bela ultrapassagem para assumir a segunda colocação e escapou do traçado e quando foi retomar, acertou em cheio Sainz, que teve quebra e levou a pior.

Após a troca de pilotos, Cristina Gutiérrez assumiu o carro da X44 e tinha mais de 20s para o segundo colocado, Jutta Kleinschmidt. Acontece que o incidente entre Abt e Acciona Sainz estava sob investigação.

Com o encerramento dos dois giros rápidos, a X44 com Loeb e Gutiérrez lideraram. A Ganassi de Price e Kyle Leduc fechou na sequência, com Abt, Acciona Sainz e Veloce, que não correu, completou o top-5.

Timmy Hansen, Tanner Foust, Mikaela Ahlin-Kottulinsky, Molly Taylor e Oliver Bennett eram os primeiros pilotos que dariam a largada para a segunda bateira. As equipes eram Andretti, McLaren, RXR, JBXE e Xite Energy.

Após a saída autorizada, quem estava na primeira colocação era a equipe norte-americana Andretti com mais de 3s para o segundo colocado. Na estreia na Extreme E, a McLaren XE vem em segundo.

No momento da troca de competidores, Emma Gilmour contou com um grande golpe de má sorte. A inglesa, que ocupava a segunda colocação, não conseguia religar o carro, perdendo precioso tempo no segundo giro.

A RXR e Andretti engajaram em uma briga bastante emocionante nos últimos metros do traçado. Johann Kristofferson era quem estava atrás do volante do time de Nico Rosberg e brigando contra Catie Munnings.

A equipe norte-americana estava na primeira colocação, mas sem conseguir se distanciar muito do pelotão. Até que o sueco alcançou a inglesa e nos últimos instantes consumou a ultrapassagem para terminar na frente.

Entretanto, a equipe vencedora acabou com uma punição por conta do momento da troca de pilotos. Com 17s acrescidos no tempo final, caíram para quarto, com a Andretti saltando para a primeira colocação.