X44 lidera primeira fase da classificação do xPrix da Ilha da Extreme E

A X44 começou com vantagem o xPrix da Ilha da Extreme E em Sardenha. Neste sábado (23), na primeira fase da classificação, Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb foram os mais rápidos e encerraram a tomada de tempos como os mais velozes.

O francês foi quem começou a volta para a equipe de Lewis Hamilton. Quando a espanhola assumiu o volante do Odyssey 21, chegou a rodar, mas logo reassumiu o controle e garantiu a marca de 11min05s105 para a dupla, que somou os nove pontos possíveis.

Quem ficou na segunda colocação da tabela foi Laia Sanz e Carlos Sainz, com Emma Gilmour/Stéphane Sarrazin, Mattias Ekström/Jutta Kleinschmidt, Kevin Hansen/Mikaela Ahlin-Kottulinsky, Johan Kristofferson/Molly Taylor, líderes do campeonato, Timmy Hansen/Catie Munnings, Oliver Bennett/Christine GZ e Sara Price/Kevin LeDuc completando a lista.

Confira como foi a classificação 1 da Extreme E em Sardenha:

A sessão foi marcada por um grande acidente de Molly Taylor. Quem começou as atividades foi Johan Kristofferson, e quando entregou o carro para a companheira, a líder da classificação capotou e rolou durante o percurso, mas parou em cima das quatro rodas e continuou com a classificação sem maiores problemas.

Na sequência, duas pilotas sofreram com problemas mecânicos, algo que tem sido uma questão na Extreme E. Enquanto Sara Price teve uma quebra na tração traseira, Christine GZ lidou com uma falha no volante, com ambas encerrando as participações da Ganassi e Xite Energy.

Depois foi a vez da X44 assumir o percurso, com Sébastien Loeb começando a participação do time. Então, quando foi a vez de Cristina Gutiérrez assumir o Odyssey 21, a espanhola sofreu um susto e chegou a rodar, mas logo recuperou a direção do carro para seguir com seu giro e colocar a equipe na ponta.

Quando a Andretti assumiu o Odyssey 21 em Sardenha, Timmy Hansen foi quem deu a largada, mas teve de lidar com um problema de potência no volante. Mas assim que Catie Munnings assumiu a volta, a potência voltou para que a dupla terminasse as duas voltas sem grandes problemas.

A dupla espanhola Carlos Sainz e Laia Sanz, da Acciona Sainz, também apresentou questões com seu chassi de nióbio da categoria elétrica. Entretanto, mesmo com uma carenagem danificada, se colocaram na segunda colocação momentânea da tabela de tempos.

A JBXE, equipe comandada pelo campeão de F1 Jenson Button, foi a sétima a dar seus dois giros cronometrados. Mikaela Amlin-Kottulinsky e Kevin Hansen deram suas voltas sem apresentar grandes problemas, se posicionando no terceiro posto da folha de tempos.

Neste ponto da classificação, a melhor dupla era Gutiérrez/Loeb, da X44. Na sequência, vinham Sanz/Sainz, Amlin-Kottulinsky/Hansen, Taylor/Kristofferson, Munnings/Hansen, GZ/Bennett e Price/LeDuc completando a tabela.

A ABT foi a última equipe que assumiu o traçado de 7 km na sequência e teve Mattias Ekström iniciando o giro, sem encontrar problemas na volta. Na troca, Jutta Klensichmidt pegou o volante e vinha em giro inferior ao dos adversários, assumindo provisoriamente a primeira colocação. No fim, encerraram a sessão em quarto.

Com a primeira classificação encerrada, a dupla da equipe de Lewis Hamilton foi a mais rápida com 11min05s105, somando nove pontos. A Acciona Sainz ficou a 12s283, com Gilmour/Sarrazin, da Veloce, em terceiro, ABT e JBXE completando o top-5.