A X44 se estabeleceu como a rainha das classificações da temporada 2021 da Extreme E. Nas duas tomadas de tempo realizadas para o xPrix Jurássico, a equipe ficou como a mais rápida, mantendo 100% de aproveitamento neste ano.
A decisão do campeonato inaugural da categoria elétrica está acontecendo em Dorset, na Inglaterra. Vice-líderes da classificação, Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb dominaram as sessões e somaram os 18 pontos disponíveis neste sábado.
Quem ficou com a segunda posição da tabela de tempos foi a RXR, atual líder do campeonato com 16 pontos de vantagem para a adversária. Johan Kristoffersson e Molly Taylor ficaram com 14 tentos.
Na sequência da classificação vieram Acciona | Sainz, Abt, JBXE, Veloce, Andretti, Xite Energy e Ganassi. As primeira, quinta e sexta equipes passam para a semi-final 1, as segunda, terceira e quarta para a semi-final 2 e as três últimas vão para a corrida maluca.
Confira como foi a segunda classificação do xPrix Jurássico da Extreme E:
Na segunda classificação do dia em Dorset, a Abt Cupra foi a primeira a sair para a volta cronometrada. Jutta Kleinschmidt foi quem deu o início ao giro em condições bastante complicadas e uma leve chuva caindo.
Após um giro sem grandes problemas, a vencedora do Dakar de 2001 entregou o carro para Mattias Ekström.
A segunda equipe a sair para a segunda sessão de classificação foi a Veloce Racing. Quem estava no volante do Odyssey 21 era a bicampeã da W Series Jamie Chadwick, que começou o giro já mais rápida que os adversários anteriores.
Para a corrida em Dorset, na Inglaterra o time ainda fez uma mudança em sua dupla de pilotos. Quem está disputando a etapa é Lance Woolridge que, com o final do giro, colocou o carro na primeira colocação.
Na sequência quem foi para o traçado complicado foi a Xite Energy. Christine Giampaoli Zonca foi quem assumiu o primeiro giro do time, depois passando o carro para Bennett e ao final da participação, ficaram com o terceiro posto provisório a 9s dos ponteiros.
Mikhaela Ahlin-Kottulinsky, competidora da JBXE, assumiu a pista para ser o quarto time a ir para a pista. Depois de a pilota terminar sua volta e entregar o Odyssey 21 nas mãos de Kevin Hansen, a dupla colocou o time na primeira colocação.
A Andretti, quinto time a correr na área lamacenta e de bastante terra de Dorset, foi a primeira a ter problemas na segunda sessão. Após Catie Munnings correr, foi a vez de Timmy Hansen assumir o carro.
Acontece que quando o competidor estava para completar o giro, perdeu o controle do carro, escapou do traçado e bateu contra uma árvore, danificando a dianteira. O piloto conseguiu sair da área para encerrar o giro – no processo ainda atropelou uma das bandeiras de sinalização, o que pode gerar punição.
A medida que a classificação se encaminhava para o fim, chegou a vez da RXR anotar sua volta. Após os dois giros cronometrados, a dupla líder da classificação se colocou na segunda colocação a 4s43 dos mais rápidos.
Com sete times já completando a volta rápida, quem estava com a melhor posição ra a X44, somando provisoriamente os 18 pontos disponível. Depois vinha RXR, Abt, Veloce, JBXE, Andretti, Acciona | Sainz, Xite Energy e Ganassi.
Última equipe a ir para a pista, Ganassi também encontrou problemas durante seus dois giros. Sara Price fez uma volta limpa e sem sustos, enquanto Kyle LeDuc acabou escapando do traçado e pegou a vegetação, mas logo conseguiu retomar.
No final, a X44 se estabeleceu como a rainha das classificações na temporada 2021, fechando o ano mais uma vz como a mais rápida. Líder do campeonato, a RXR ficou na segunda posição, com Acciona |Sainz, Abt e JBXE fechando o top-5.