O brasileiro Felipe Massa fez a sua primeira temporada na Fórmula E, após ter deixado a F1 onde disputou 16 temporadas. Correndo pela Venturi, Massa fez uma avaliação sobre seu primeiro ano na categoria, o qual classificou como uma “curva de aprendizado”, em entrevista ao site britânico eracing365.
Depois de ter ficado sem marcar pontos nas três primeiras etapas do campeonato, o brasileiro conquistou seus primeiros pontos na Cidade do México, e seguiu no top-10 em outras quatro das cinco provas seguintes do calendário (entre elas, o pódio em 3º lugar em Mônaco), fechando a temporada na 15ª colocação do campeonato, com 36 pontos conquistados.
“Com certeza não posso estar tão feliz em ver a nossa posição no campeonato”, revelou Felipe Massa em entrevista ao eracing365. “Mas isso não significa que minha temporada foi ruim. Eu acho que fiz algumas corridas muito boas, e também fiz uma qualificação muito boa na qual mostrei um bom ritmo.”
“Nas corridas tivemos muitos problemas. Eu perdi muitos pontos por causa de problemas técnicos, por causa de alguns erros que aconteceram do meu lado, e também do lado da equipe. Mas eu tive algumas corridas muito boas e um entendimento muito bom sobre o carro, sobre as pistas.”
Em termos de comparação ao seu companheiro de equipe, o suíço Edoardo Mortara, Massa afirmou que ficou satisfeito com o desempenho, até por se tratar de uma categoria totalmente nova para ele, enquanto Mortara já havia disputado a temporada anterior.
“Eu não conhecia nenhum circuito da categoria, então eu esperava ter a primeira temporada como uma curva de aprendizado, e acho que foi mais ou menos do jeito que eu esperava”, declarou o brasileiro.
“Se compararmos meu desempenho com todos os meus colegas, não só o Mortara, mas também com os pilotos da HWA (Stoffel Vandoorne e Gary Paffett), acho que estou fazendo um bom trabalho para ser honesto, especialmente levando em consideração todos os pontos que perdi”, avaliou Massa.
Companheiro de Massa na Venturi, Edoardo Mortara terminou o campeonato uma posição à frente do brasileiro (14º lugar), com 52 pontos. Além disso, o piloto suíço conquistou a primeira vitória da história do time monegasco na Fórmula, ao vencer o ePrix de Hong Kong.
Quanto a dupla de pilotos da HWA, Felipe Massa terminou a frente de ambos. Vandoorne foi o 16º (com 35 pontos, apenas um a menos do que o brasileiro) enquanto Paffett foi o 19º colocado (com 9 pontos).
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.