Felix da Costa aceitou culpa por colisão com companheiro de equipe

Antonio Felix da Costa aceitou a culpa por uma colisão com Alexander Sims, que custou à BMW i Andretti Motorsport uma dobradinha no ePrix de Marrakesh.

Da Costa, que venceu a temporada de abertura da temporada 2018/19 da Fórmula E em Ad Diriyah no mês passado, estava em uma posição forte para ganhar mais uma vez em Marrakesh, largando do sexto lugar no grid para assumir a liderança ainda no início da prova.

Com Sims seguindo Da Costa, ambos os pilotos da BMW se afastaram do resto do grid, usando o Modo de Ataque a seu favor, fazendo com que uma dobradinha parecesse provável.

Mais rápido que da Costa, Sims optou por lançar um ataque ao seu companheiro de equipe, com o objetivo de ficar em primeiro lugar, na curva 7.

Defendendo-se por dentro na curva, que era um local onde um número grande de pilotos cometeu erros durante o fim de semana do ePrix, da Costa travou seus pneus dianteiros, empurrando Sims para fora do circuito após o contato, enquanto ele próprio colidiu com as barreiras, abandonando a corrida.

Mesmo voltando em quarto lugar com um modo de Ataque restante, o piloto britânico não conseguiu se recuperar após a colisão, e com isso, Jerome d’Ambrosio teve uma inesperada vitória para Mahindra Racing, enquanto Robin Frijns e Sam Bird da Envision Virgin Racing, vieram na sequência.

“Antes de mais nada, peço desculpas à equipe porque nunca estive nessa situação antes, me desculpe”, disse da Costa no post da corrida, que, como resultado do acidente, não lidera mais o Campeonato de Pilotos.

“Alex Sims foi incrível e eu cometi um erro. Nós lutamos por isso, eu travei os pneus e não consegui fazer a curva, como consequência e ele também perdeu a curva. Então, sinto muito”.

“Eu acho que deveria ter dado a ele a corrida mais cedo para ser honesto. Nós ganhamos a primeira rodada, deveríamos ter ficado mais do que felizes com o P2.”

“É um longo ano e claramente o resultado de Marrakesh, não é como vamos ganhar este campeonato. Vamos aprender com isso e isso nos fortalecerá.”

Sims, que marcou seus primeiros pontos na Fórmula E em Marrakesh, como um novato da categoria, descreveu o incidente como “infeliz”, insistindo que o aprendizado é a melhor maneira de evitar um incidente similar no futuro:

“Eu só podia ver os carros atrás chegando, e em algum momento eu senti que precisava tentar fazer um movimento”, disse ele.

“Mas a maneira como todos nós fomos sobre isso estava errado, então precisamos aprender com isso e seguir em frente. Foi extremamente infeliz acabar assim”.

“Não é o que qualquer um de nós na equipe quer. No final, todos nós cometemos erros ao gerenciar essa situação e precisamos aprender com ela e voltar mais fortes para a próxima.”

Como resultado do contato com seu companheiro de equipe em Marrakesh, Da Costa caiu para o terceiro lugar no Campeonato de Pilotos, 12 pontos atrás de d’Ambrosio, enquanto a BMW ainda está em segundo na tabela de classificação, agora empatada em pontos com a Mahindra.

A Fórmula E retornará em 26 de janeiro para o ePrix de Santiago.