Félix da Costa e Abt são punidos e perdem os pontos do ePrix de Mônaco

Antonio Félix da Costa e Daniel Abt foram punidos após o ePrix de Mônaco, nona etapa da quinta temporada da Fórmula E e perderam seus pontos. Enquanto o piloto português foi desclassificado da prova, o alemão do Audi teve um acréscimo de 33 segundos em seu tempo final, caindo para a 15ª colocação.

O português Antonio Félix da Costa foi punido por ter utilizado uma potência maior do que o permitido nas últimas voltas da corrida. O piloto da BMW i Andretti Motorsport explicou que acabou apertando um botão em seu volante de forma acidental, após uma disputa com Mitch Evans na penúltima volta do ePrix .

“Eu estava indo na chicane e o Evans freou muito tarde, me acertou e me tirou da pista. Quando ele me acertou – perdi o volante e acionei o botão de aumentar a potência para o modo 225kW”, explicou Félix da Costa ao site Autosport, antes de ser informado sobre a desclassificação.

“Eu tive isso por uma volta completa, até que os caras viram e eu voltei para o modo de 200kW. Não ganhei nada e ainda fui atingido, perdi a posição e serei punido por isso.”

Quanto a Daniel Abt, o seu incidente aconteceu em uma bandeira amarela, no qual acabou batendo em Oliver Turvey, da NIO.

“Foi um incidente estranho na verdade”, declarou Abt ao Autosport. “Quando a bandeira amarela começou, Turvey surgiu de repente na minha frente. Temos cinco segundos para desacelerar e alcançar os 50km / h e ele simplesmente freou totalmente no primeiro momento, o que eu não esperava, porque você basicamente leva uns três segundos para fazer isso.”

“Ele freou e como estava tão perto, tive que reagir e freei o máximo que pude, mas acertei a traseira do carro dele. Ao acertá-lo, acho que ele sofreu um furo no pneu”, completou Abt. De fato, Turvey foi aos boxes com o pneu furado e abandonou a prova.

Outro piloto punido foi Robin Frijns, da Envision Virgin Racing. O piloto holandês se envolveu em um acidente com Alexander Sims na curva Sainte Devote e acabou levando a pior, abandonando a prova.

Frijns foi considerado culpado pelo acidente, e perderá cinco posições na próxima etapa, o ePrix de Berlim que será disputado no dia 25 de maio.