Foto: Jeff Kowalsky/ Getty Images
A Ford já iniciou planos para entrar no campeonato da Fórmula E em 2019 e embarcou em negociações para garantir uma equipe parceira.
Até o final do próximo ano espera-se que a tradicional fabricante deixe o Campeonato Mundial de Endurance, onde corre com o Ford GT, para então começar a correr no novo campeonato elétrico.
A Ford ainda não teve uma aprovação explícita do conselho para o programa, embora seja esperada uma decisão final, sobre onde a fabricante irá ativar um novo projeto em breve.
A Fórmula E é atualmente a opção favorita, e como revelado no mês passado, a Ford acelerou seu interesse na série e enviou altos executivos para o recente E-Prix da Cidade do México.
Desde então, a Ford deu seus primeiros passos entrada na Fórmula E, inserindo e registrando três critérios, que incluem interesse expressivo, participando de uma reunião com a FIA e confirmando um registro oficial para a sexta edição. Temporada que começa no final de 2019.
O registro, no entanto, só será válido e finalizado se um carro da Ford for eventualmente homologado pela FIA. O registro inicial é válido por apenas uma temporada.
Embora não confirme totalmente o programa, o Diretor Global de Automobilismo da Ford Performance, Mark Rushbrook, indicou que está colocando em prática estratégias caso se comprometa formalmente com a Fórmula E.
O Diretor Global também afirmou que entrar na Fórmula E, com uma equipe existente, seria o método preferido, caso decida pela entrada no campeonato.
“É fazer parceria com essas equipes existentes ou comprá-las completamente e assumir o controle. Faria sentido fazer parceria com uma dessas equipes existentes”, disse Rushbrook.
A Dragon Racing continua a ser o parceiro mais provável para a Ford, com a equipe americana, através do nome da Penske, registrada como fabricante para a quinta temporada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.