A corrida 1 da rodada dupla da Fórmula E neste fim de semana no Circuito Ricardo Tormo em Valência, ainda não terminou. Saiu mais uma decisão dos comissários da prova caótica deste sábado, e mais três pilotos acabaram desclassificados.
Antonio Felix da Costa (DS Techeetah), Alex Lynn (Mahindra) e Sam Bird (Jaguar Racing) foram desclassificados por usarem uma quantidade de energia acima do permitido (33 kWh) nos minutos finais. Com isso, os três perderam os pontos que haviam conquistados ao terminarem no Top-10.
Com esta decisão, apenas nove pilotos terminaram oficialmente o ePrix de Valência realizado neste sábado:
1) Nyck de Vries
2) Nico Müller
3) S.Vandoorne
4) Nick Cassidy
5) René Rast
6) Robin Frijns
7) Lucas di Grassi
8) Jake Dennis
9) Jean-Éric Vergne
A prova deste sábado foi mesmo caótica. Realizada debaixo de chuva, diversos pilotos escaparam e por seis vezes foi necessário a entrada do safety car. Por conta desses diversos momentos de ritmo diminuído, a direção de prova optou em descontar uma parte considerável da energia dos carros, e isso alterou praticamente todas as posições da prova restando apenas duas voltas para o término.
Da Costa, que tinha liderado sem grandes riscos até então, ficou apenas com 4% de energia, enquanto De Vries que estava em sua cola, tinha 7%. Quando abriu a última volta, restava apenas 1% de bateria para o piloto português e ele foi obrigado a tirar o pé para poder concluir. Com isso, De Vries assumiu a ponta.
Não foi só Da Costa que teve problemas: diversos carros tiveram o mesmo problema, e aí com a exceção de De Vries, todos os demais passaram a sofrer para conseguir cruzar a linha de chegada antes do término da carga da bateria de seus carros.