Fórmula E altera regra de redução de energia após caótico fim de prova em Valência

A corrida 1 do fim de semana de rodada dupla em Valência continua em debate no paddock da Fórmula E, que já está em Mônaco para a etapa do próximo fim de semana pelas ruas do Principado. E é claro, que o foco é a regra de redução de energia, que foi aplicada nas voltas finais e causou um caos no eprix espanhol.

Pilotos e equipes viram o quase 30% de energia de seus carros caírem para apenas 4% ou 5% para as duas ultimas voltas do eprix, e com isso, para muitos pilotos se tornou uma missão “quase impossível” receber a bandeirada, como no caso do então líder da prova, Antonio Félix da Costa, que teve que tirar o pé e deixar a vitória praticamente certa, escapar.

Como o gerenciamento de energia é peça chave no regulamento esportivo da Fórmula E, não há como retirar a regra de redução. Mas em contrapartida, de acordo com uma publicação do site britânico The Race, a categoria junto a FIA já definiu uma alternativa para a aplicação.

“Em relação ao que aconteceu em Valência, a FIA e o promotor não desejam que um cenário semelhante aconteça novamente”, declarou um porta-voz da FIA ao The Race.

“Pensando nisso, e para evitar mais riscos de erro de cálculo em relação ao consumo de energia, foi decidido não aplicar mais a redução de energia se um período de safety car terminar além do 40º minuto de corrida.”

Ou seja: como todos as corridas possuem a duração de 45 minutos + 1 volta, não haverá mais a redução de energia nos cinco minutos finais de prova, como o que ocorreu em Valência. desta forma, pilotos e equipes terão um maior controle no gerenciamento de energia nos instantes finais, evitando o caos que foi presenciado no eprix espanhol.

“Isso dará às equipes uma margem adicional de erro, sem prejudicar de forma alguma o espírito da Fórmula E, em que a gestão de energia é um elemento-chave”, complementou o porta-voz.

Esse complemento na regra de redução de energia não precisou passar pelo Conselho Mundial da FIA, já que as disposições do artigo 37.9 dos regulamentos esportivos tornaram possível implementá-lo imediatamente. desta forma, a mudança já é válida a partir do ePrix de Mônaco, que será realizado no próximo fim de semana.