Fórmula E apresenta o “Gen2” durante o Salão Internacional de Genebra

Após o lançamento virtual no fim de janeiro, a Fórmula E apresentou a segunda geração do carro elétrico para a temporada 2018/19 durante o Salão Internacional de Genebra. A Nissan também apresentou sua pintura.

O presidente da FIA, Jean Todt, e o fundador da Fórmula E, Alejandro Agag puxaram o pano do carro com design futurista que recebeu o nome de “Gen2” na manhã desta terça-feira. O braço automatizado do robô da patrocinadora ABB ajudou na retirada. Um pouco depois, a Nissan revelou seu esquema da cores. A empresa assume o controle da Renault, que foi pioneira na primeira temporada da FE.

Em comparação com a primeira geração, o novo carro, que será utilizado na temporada 2018/19, está bastante avançado. A capacidade da bateria tornou-se duas vezes maior, de modo que não haverá necessidade de trocar de carro durante a corrida. A potência é de 250 kW, dos quais 200 kW estarão disponíveis para a corrida. De acordo com as especificações oficiais, o aumento do desempenho também garante que a velocidade máxima seja de 280 km/h – contra os 300 km/h informalmente comentado pelo brasileiro Lucas Di Grassi.

O Gen2 tem peso mínimo de 900 kg e inclui o piloto e a bateria que devem pesar 385 kg. Isto é, 20 kg ais pesado que o atual SRT-01E. A proteção do cockpit halo também está presente no veículo. Ele contém uma tira de LED onde informações relacionadas à corrida, como os diferentes níveis de energia, serão exibidos. O Gen2 vem acompanhado de novos pneus Michelin. Novamente, o composto pode ser usado tanto no seco quanto no molhado.

“A FIA Fórmula E Gen2 realmente parece o carro do futuro e também é o carro para o futuro”, disse Todt. “É inacreditável ver o quanto de progresso foi feito em quatro anos, a categoria dobrou e os fabricantes entraram com vigor. A Fórmula E continua a liderar o desenvolvimento da tecnologia para os carros elétricos, que é um marco importante”.

“Gostaria de expressar meus agradecimento à FIA e ao presidente Jean Todt, pelo seu trabalho duro e apoio na montagem e concepção do nosso carro Gen2. Este modelo diferencia visualmente a Fórmula E de qualquer outro monoposto no automobilismo hoje”, disse o fundador da FE, Agag. “Quando as pessoas verem este carro, dirão que a Fórmula E é o futuro”.

 

VÍDEO: SEGUNDA GERAÇÃO DOS CARROS DA FE PARA A TEMPORADA 2018/19