Categoria: Fórmula E
|
16 de julho de 2022 15:14

Fórmula E: Cassidy vence ePrix de Nova York encerrado por bandeira vermelha e chuva

Nick Cassidy venceu neste sábado (16) a primeira corrida do ePrix de Nova York, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula E. Em uma corrida encerrada por conta de uma bandeira vermelha causada por um acidente múltiplo envolvendo o próprio neozelandês, além de Lucas Di Grassi, Stoffel Vandoorne, Pascal Wehrlein e Sébastien Buemi por conta da chuva, o piloto da Envision venceu pela primeira vez na categoria dos carros elétricos.

O lance ocorreu quando restavam oito minutos para o final da prova. Cassidy, que liderou praticamente toda a prova, Di Grassi e Vandoorne, pilotos que lutavam pela vitória, bateram após aquaplanarem por conta da pista molhada pela chuva que atingiu a região do circuito com 35 minutos de corrida. A direção de prova tentou retomar a corrida, mas não houve condições para isso.

Di Grassi terminou com a segunda colocação com o carro da Venturi, depois de conseguir uma bonita ultrapassagem sobre Vandoorne. Robin Frijns, que escapou do acidente, terminou em terceiro com o outro carro da Envision, sendo seguido pelo belga da Mercedes. Edoardo Mortara, com o outro da Venturi, completou o grupo dos cinco melhores.

Sébastien Buemi, com um carro da Nissan, fechou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Pascal Wehrlein, sétimo com um equipamento da Porsche. Jake Dennis, da Andretti, Sam Bird, da Jaguar, e Nyck de Vries, da Mercedes, completaram o top-10. Sergio Sette Câmara, que bateu o carro da Dragon/Penske na classificação, não disputou a corrida.

A Fórmula E realiza sua 12ª etapa já neste domingo (17), novamente em Nova York. A partir das 8h haverá mais um treino livre, enquanto a classificação está marcada para 9h40. A corrida tem início às 14h, com transmissão de TV Cultura e Sportv.

Confira como foi a corrida

A corrida em Nova York começou com Nick Cassidy mantendo a primeira colocação, enquanto Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi superaram Stoffel Vandoorne, que caiu para a quarta posição. Pascal Wehrlein apareceu em quinto, mas logo foi superado por Robin Frijns. Já Jean-Éric Vergne rodou logo na primeira volta, despencando na classificação.

Cassidy mantinha a liderança, mas segurava o pelotão, com Di Grassi andando muito próximo. Mais atrás, Nyck de Vries errou uma frenagem e perdeu uma posição. Já Antonio Giovinazzi se dirigiu aos boxes com o carro da Dragon/Penske, que deixou a disputa, já que Sergio Sette Câmara sequer largou após o acidente sofrido na classificação.

Vindo em décimo, Jake Dennis foi o primeiro a acionar o modo ataque logo no sexto minuto de corrida. Uma volta depois, Alexander Sims e Edoardo Mortara fizeram a mesma coisa, enquanto Robin Frijns e Pascal Wehrlein acionaram a potência extra dois giros depois.

Com nove minutos de corrida, Cassidy, Buemi e Vandoorne acionaram o modo ataque, enquanto Di Grassi, que não buscou pela potência extra, tomou a liderança da corrida. O brasileiro da Venturi partiu para o modo ataque uma volta depois, retornando na segunda posição, sendo pressionado pelo suíço da Nissan.

Di Grassi se valeu do tempo a mais de modo ataque sobre os adversários para se aproximar de Cassidy, enquanto Vandoorne tomou a quarta posição de Frijns após os líderes usarem a potência extra pela primeira vez na corrida, após 15 minutos de disputa. Dennis, por sua vez, passou pela zona de ativação da potência extra pela segunda vez pouco tempo depois.

Frijns partiu para o segundo uso do modo ataque com 20 minutos de corrida, caindo para o sétimo lugar. Já De Vries, também com a potência extra, deixou Edoardo Mortara para trás, jogando o suíço para o décimo lugar. Outro que acionou o modo ataque foi Buemi, que despencou para a quarta posição.

Outro que acionou a potência extra foi Cassidy, que voltou para o traçado pressionando Di Grassi. O brasileiro repetiu a atitude do neozelandês na volta seguinte, e caiu para terceiro, ficando atrás também de Vandoorne. O belga também buscou o modo ataque um giro depois, voltando para o terceiro lugar, ficando à frente de Buemi.

Cassidy abriu uma pequena vantagem sobre Di Grassi, que conseguiu descontar a distância com o modo ataque. O brasileiro, porém, passou a ser atacado por Vandoorne, que conseguiu a ultrapassagem quando restavam 16 minutos para o final da corrida. Mais atrás, Frijns superou Buemi para tomar o quarto lugar da prova.

Com 12 minutos para o encerramento, Di Grassi mergulhou para cima de Vandoorne para recuperar o segundo lugar. O belga também foi superado por Frijns, despencando para o quarto posto. Além disso, a chuva, que já havia atingido o circuito de Nova York na classificação, chegou para a corrida. Mortara foi outro que passou a escalar o pelotão a pulou para o quinto lugar ao passar Buemi.

A corrida entrou nos dez minutos finais com a chuva caindo forte em Nova York e com António Félix da Costa com um pneu furado, abandonando a prova. Dois minutos depois, a Full Course Yellow foi acionada após um engavetamento envolvendo os líderes. Cassidy, Di Grassi, Vandoorne, Wehrlein e Buemi bateram ao passarem reto no fim da reta. Instantes depois, a bandeira vermelha precisou ser acionada.

A classificação apontava liderança de Frijns, com Mortara em segundo, seguido por Evans e De Vries. Porém, a direção de prova optou por encerrar a corrida, uma vez que a chuva voltou a atingir o circuito em Nova York. Com o resultado da volta anterior a da bandeira vermelha, Cassidy saiu com a vitória, seguido por Di Grassi e Vandoorne.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.