A Fórmula E está sempre buscando novas praças para realizar corridas. Tanto é que, nesta semana, fechou um acordo preliminar para realizar um ePrix em Tóquio, no Japão, já na temporada 2024.
O diretor-executivo da categoria elétrica, Jamie Reigle, assinou um memorando de entendimento com o governador da cidade, Yuriko Koiko, para uma prova que, inicialmente, acontece em março ou abril de 2024.
O contrato inicial segue a declaração feita na última semana por Koike. Na época, ressaltou o desejo da capital japonesa em receber o certame como parte do projeto para estimular os veículos de emissão zero-carbono.
O circuito vai ser construído em volta do centro de exibição Tokyo Big Sight, localizado na Baía de Tóquio no distrito Ariake de Koto Ward, distante do populoso centro da cidade. “O governo metropolitano de Tóquio vai contribuir para assegurar que a corrida, que vai ser promovida pela Fórmula E Operações, possa ser realizada na primavera de 2024”, disse Koike.
“Gostaríamos de usar a principal categoria elétrica do mundo como um ímpeto para promover a adoção de veículos zero emissão de carbono e seguir em direção ao nosso objetivo em Tóquio. Estamos realmente ansiosos para esse evento”, emendou.
Já Reigle afirmou que “o acordo é multianual, mas estamos olhando isso como um projeto de longo prazo. Estamos trabalhando com cerca de 20 mil espectadores no primeiro ano, mas não estamos preocupados com isso em 2024. Estamos olhando mais adiante.”
“Tóquio é uma cidade que sempre quisemos correr, então, precisamos fazer o investimento primeiro. Ainda somos uma categoria jovem, então, junto com a corrida precisamos ter uma variedade de eventos para conseguir a atenção das pessoas e convencê-las a vir”, explicou.
“Acho que é bastante simbólico que tenhamos uma corrida em Tóquio, Japão”, fechou.