A Fórmula E segue estudando novos destinos para as próximas temporadas, em especial na América. E por conta deste interesse, a Câmara Municipal de Vancouver aprovou os planos que envolvem sediar em futuro próximo, uma etapa do mundial de carros elétricos.
A Fórmula E já esteve anteriormente no Canadá: Montreal fez parte do calendário da categoria, inclusive foi onde foi decidido o campeonato da terceira temporada, que terminou com Lucas di Grassi como campeão. Foi a última vez que a competição esteve no país, que agora deseja o seu retorno.
O interesse é recíproco, já que o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, visitou Vancouver recentemente para discutir a proposta da cidade em receber a categoria. O conselho da cidade foi favorável a ideia, e em 10 votos, nove foram para abrir as negociações. Inclusive, já existe um parceiro nas tratativas, que é a One Stop Strategy Group.
A ideia é realizar as provas pelas ruas de False Creek, uma pequena enseada no centro de Vancouver, e que além de realizar a corrida, incluíra uma Conferência de Negócios Criativos de dois dias focada em clima e sustentabilidade, e dois shows musicais, elevando o nível do fim de semana em termos de negócios e entretenimento.
“Fomos procurados pela Fórmula E em busca de uma cidade para sediar uma corrida no Canadá. Decidimos que Vancouver era a melhor opção. O que estamos oferecendo é muito mais do que apenas uma corrida de Fórmula E”, explicou ao Motorsport Week o CEO da One Stop Startegy Group, Matthew Carter, que também deixou claro que a intenção é que a cidade organize um evento sobre sustentabilidade, que vai além do eprix.
“Os três componentes com a conferência de negócios, os shows e a corrida são muito únicos. É um conceito único até para a Fórmula E, e é um modelo que esperamos apresentar em Vancouver e provar que o conceito funciona. E então, talvez, eu espero que isso se torne a joia, a coroa da Fórmula E, e eles levem esse modelo de negócios para outras cidades ao redor do mundo”, completou.
Por enquanto são apenas negociações. A Fórmula E segue avaliando novos cenários para o seu futuro, entre eles o Rio de Janeiro, que também recebeu meses atrás a visita de uma equipe da categoria de carros elétricos para avaliar a possibilidade de realizar um eprix no Parque Olímpico.