Fórmula E promove teste exclusivo para mulheres em Valência em novembro

A Fórmula E vai realizar um teste exclusivo para competidoras antes do início da temporada 2024/25. Nesta quarta-feira (2), a categoria elétrica anunciou um dia de atividades que acontece no próximo dia 7 de novembro no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.

Essa será a primeira vez que a categoria irá comandar um teste deste gênero. No pelotão, terão 22 competidoras que terão a chance de comandar o GEN3 Evo, que passa a ser usado a partir do próximo campeonato – o carro também será testado pelos 22 pilotos do grid regular da FE.

Durante o dia, todas as pilotas entrarão juntas na pista. Segundo a categoria, o teste tem como objetivo oferecer às mulheres não apenas um destino, mas também um caminho para desenvolverem suas carreiras e habilidades usando a atual tecnologia em seu total potencial.

Enquanto estiverem em Valência, as pilotas participarão de uma série de oportunidades com a imprensa como coletivas de imprensa, briefings, entrevistas e participação em conteúdo para ser usado em transmissões e mídias sociais da Fórmula E e equipes. Isso em vista para promovê-las junto com a elite do automobilismo e a indústria do esporte.

As competidoras que participarão do teste único na Espanha serão anunciadas nas próximas semanas pelas equipes que representarão

Jeff Dods, CEO da Fórmula E, apontou que “sabemos que não há uma solução simples para maior diversidade no automobilismo. Se realmente vamos dar às mulheres igualdade, oportunidade e visibilidade em nossa categoria, no entanto, as condições para todas precisam ser as mesmas para ajudar seu desenvolvimento e se testar contra aquelas que já estão no grid”

“Ao contrário de outras categorias em que as mulheres pilotas precisam usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro GEN3 Evo de última geração que acelera 30% mais rápido do que um carro de F1, assim como nossos pilotos do campeonato”, seguiu.

“Também reconhecemos que um teste não resolverá o problema de longa data, mas temos de começar de algum lugar, sabendo que há um longo caminho a percorrer e garantindo que estamos dando passos proativos e consistentes que continuem a progredir. Como um automobilismo com uma divisão quase igual de fãs homens e mulheres, bem como dentro da Fórmula E, incluindo minhas equipes Exec e Diretora, acreditamos que é justo que nossos pilotos e ecossistema mais amplo sejam representativos daqueles que seguem e apoiam o esporte.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.