Robert Shwartzman se destacou no teste de novatos em Berlim, liderando as sessões da manhã e da tarde. O piloto da DS PENSKE registrou tempos competitivos, muito próximos ao da volta da pole de Jake Dennis na 10ª rodada do E-Prix de Berlim 2024.
Felipe Drugovich, já conhecido por suas habilidades na Fórmula E, conquistou o segundo tempo mais rápido pela manhã e o quarto à tarde, mesmo enfrentando problemas técnicos.
Frederik Vesti também chamou atenção com seu desempenho, alcançando o terceiro lugar na sessão da manhã e o sétimo na parte da tarde, demonstrando seu talento em diversas categorias de monopostos.
Outros pilotos que se destacaram foram Jack Crawford, Sheldon van der Linde, Kush Maini, Enzo Fittipaldi, Zane Maloney, Gabriele Mini e Caio Collet, todos terminando entre os dez primeiros na sessão da tarde.
Além disso, a campeã da F1 Academy, Marta García, fez sua estreia na Fórmula E, acompanhada por Alice Powell, piloto de desenvolvimento da Envision Racing, que voltou às pistas após dois anos.
Resumo da Sessão da Manhã
Na primeira sessão do teste de novatos do ABB FIA Fórmula E World Championship em Berlim, Robert Shwartzman, da DS PENSKE, liderou com um tempo impressionante, quase igualando a volta de qualificação de Jake Dennis no domingo. Shwartzman, que também é piloto reserva da Ferrari na Fórmula 1, continuou seu desempenho forte na tarde, registrando o melhor tempo do dia com 1:01.937s.
Jak Crawford, da Andretti Fórmula E, seguiu de perto Shwartzman, com um tempo de 1:02.110s. Sheldon van der Linde, da Jaguar TCS Racing, mostrou seu talento ao garantir 1:02.167s na segunda sessão, à frente de Felipe Drugovich, da Maserati MSG Racing, que fez 1:02.171s antes de enfrentar problemas técnicos.
Mais de 1.099 voltas foram completadas na primeira sessão, com Shwartzman demonstrando velocidade ao liderar as tabelas de tempos com 1:02.150s, seguido de perto por Felipe Drugovich e Frederik Vesti. Drugovich, que tirou um dia de folga de seu papel como piloto de testes e reserva da Aston Martin na F1, impressionou ao volante do Maserati Tipo Folgore GEN3. Ele foi seguido de perto por Frederik Vesti, da Mahindra Racing, com os três primeiros separados por menos de um décimo de segundo.
Mais atrás, Sheldon van der Linde, da Jaguar TCS Racing, Gabriele Mini, da Nissan Fórmula E Team, e Kush Maini, da Mahindra Racing, completaram os seis primeiros, com Zane Maloney, da Andretti Fórmula E, em sétimo.
Resumo da Sessão da Tarde
Na sessão da tarde, Robert Shwartzman continuou seu desempenho impressionante ao registrar o melhor tempo na máquina da DS PENSKE, com 1:01.937s, apenas um décimo mais lento que a volta da pole de Jake Dennis para a 10ª rodada do E-Prix. A performance de Shwartzman superou Jak Crawford e Sheldon van der Linde, que garantiram os segundo e terceiro melhores tempos, respectivamente.
O novato regular da Fórmula E, Felipe Drugovich, garantiu o quarto melhor tempo, apesar dos problemas técnicos no meio da sessão, à frente de Kush Maini e do brasileiro Enzo Fittipaldi, que ficaram em quinto e sexto lugares, respectivamente. Frederik Vesti, Zane Maloney, Gabriele Mini e Caio Collet completaram os dez primeiros.
Depoimentos dos Pilotos
“No geral, o dia com a DS PENSKE foi muito sólido. Sem erros e tentamos boas opções que foram positivas, com bom aprendizado também. Maximizamos nosso tempo de pista com as voltas que pudemos fazer e também estou feliz em mostrar alguns bons resultados. Finalmente estou me sentindo mais forte e confiante com este carro, o que também é positivo, porque o carro não é fácil de dirigir e leva um pouco de tempo. Então, no geral, muito feliz e obrigado à DS PENSKE pela oportunidade. Sempre é um prazer e divertido dirigir e trabalhar com eles. De agora em diante, meu foco está em Le Mans e, no futuro, espero que nos encontremos novamente!”, disse Robert Shwartzman, da DS PENSKE.
“Um ótimo primeiro dia no carro hoje. Gostei muito. A manhã foi toda sobre ganhar velocidade para mim e encontrar os limites do carro, e à tarde, nos concentramos mais no desempenho e em fazer a melhor volta possível. No final do teste, conseguimos fazer algumas voltas de 350kWh e ficamos felizes com o que conseguimos melhorar. Então, no geral, feliz com o dia de hoje e um grande obrigado à Andretti pela oportunidade.”, disse Jak Crawford, da Andretti Fórmula E Team.
“Foi um dia muito produtivo para mim. Passamos pelo plano de teste e coletamos dados importantes para mim, para correlacionar de volta ao simulador e para a equipe usar daqui para frente. Não se tratava de estabelecer voltas mais rápidas para nós, e estou saindo com uma sensação muito positiva após um ótimo dia de volta a um carro de corrida.”, disse Alice Powell, da Envision Racing.