A Formula E anunciou a Liberty Global como sua nova acionista majoritária. A gigante de telecomunicações adquirirá as ações da Warner Bros. Discovery, detentora anterior da participação majoritária, tornando-se controladora do campeonato elétrico.
Depois da conclusão da negociação, a Liberty Global terá 65% de participação na categoria, consolidando sua posição de comando. A companhia tem sede em Londres, Amsterdã e Denver, e já havia investido na Formula E há dez anos.
“Primeiramente, gostaria de agradecer à Warner Bros. Discovery pelo apoio e direcionamento que forneceram à Formula E nos últimos nove anos”, afirmou Jeff Dodds, CEO da Formula E. “A Liberty Global tem um histórico comprovado de crescimento empresarial, e seu investimento chega em um momento ideal, enquanto planejamos um período de expansão exponencial. Conheço a equipe de liderança da Liberty há mais de uma década, e estou entusiasmado por nos beneficiarmos ainda mais de sua expertise e recursos. Essa aquisição é uma forte validação do enorme potencial do nosso esporte.”
A transação, sujeita à aprovação regulatória, deve ser finalizada até o final de 2024. Vale ressaltar que a Liberty Global é uma empresa distinta da Liberty Media, detentora dos direitos da Fórmula 1 e da MotoGP.
“Estamos empolgados em assumir o controle da Formula E, um negócio no qual investimos há quase dez anos”, disse Mike Fries, CEO da Liberty Global. “A Formula E tem um enorme potencial de crescimento e integra os padrões de sustentabilidade mais avançados do esporte. O investimento reforça nossa estratégia de alocação de capital e de realizar investimentos de longo prazo em empresas altamente atrativas.”