Robin Frijns revelou que preferiu marcar pontos no ePrix de Marrakesh, ficando em segundo lugar, ao invés de arriscar sua corrida para tentar a primeira vitória na Fórmula E.
Em Marrakesh, Frijns garantiu seu melhor resultado na Fórmula E, ficando em segundo lugar pela Envision Virgin Racing, depois de começar a corrida do oitavo lugar.
Alinhando-se na quarta linha do grid, o holandês se beneficiou em grande parte da rodada de Jean-Eric Vergne, saltando para o quarto lugar desde o início.
Demonstrando um forte ritmo ao volante do seu carro Audi e-tron FE05, Frijns conseguiu subir para o pódio com 24 minutos + 1 volta de corrida, ultrapassando o companheiro de equipe, Sam Bird, que depois de partir da pole position, foi ultrapassado por ambos os pilotos da BMW i Andretti Motorsport.
Mantendo o terceiro lugar por apenas três minutos da corrida, Frijns caiu para quarto depois de ter sido ultrapassado por Jerome d’Ambrosio, que terminou a corrida em quinto lugar, quando o campeão da segunda temporada Lucas di Grassi, também ultrapassou o campeão do Blancpain GT Series.
Usando o Modo de Ataque, Frijns encostou em di Grassi e passou o piloto brasileiro, juntando-se à perseguição à frente em busca de Antonio Felix da Costa e Alexander Sims, que ainda permanecia na frente.
O contato entre Costa e Sims, faltando 10 minutos de corrida, fez o piloto português se retirar da corrida enquanto Sims caiu para o quarto lugar, com este incidente, deixando Frijns em segundo lugar, uma posição que o piloto optou por garantir, preferindo 18 pontos ao risco de um acidente com d’Ambrosio que liderava na última volta da corrida.
“Foi uma corrida emocionante para mim e para quem estava assistindo em casa!”, disse Frijns.
“O começo da corrida foi um pouco confuso”.
“Eu então estava em quarto, tendo uma boa distância para Jerome d’Ambrosio, atrás de mim, enquanto tentava economizar o máximo de energia possível”.
“Claro, todo mundo sabe o que aconteceu com os dois carros à frente, e na última volta eu tentei pressionar Jerome, mas estando nessa posição pela primeira vez, eu sabia que os pontos eram mais valiosos do que potencialmente não terminar a corrida”.
“Terminar no pódio é uma ótima maneira de terminar o dia para mim e para a equipe.”
Com Bird chegando ao pódio em terceiro lugar, a Envision Virgin Racing garantiu seu primeiro pódio na Fórmula E, ao marcar 33 pontos, o que coloca a equipe em quarto no campeonato, com 36 pontos conquistados após a pole position de Bird.
A Fórmula E retornará em 26 de janeiro para o ePrix de Santiago.