Fórmula E
|
28 de março de 2018 15:30

Gen2 da FE aumentará potência para 200kW durante a corrida

O novo carro da temporada 2018/2019 da Fórmula E usará 200kW como modo de corrida primário, com uma segunda configuração de uso obrigatório, em nível ainda mais alto, de acordo com o chefe Alejandro Agag.

Atualmente, os carros usam 200kW como o nível de potência máxima para qualificação, antes de ser reduzido para 180kW para a corrida, já que os pilotos gerenciam seus níveis de bateria.

Mas o conceito da segunda geração da FE aumentou o armazenamento da bateria, em comparação com seu antecessor. Além disso, os pilotos não terão mais que trocar de carro no meio da corrida.

As configurações de energia serão criadas para manter o elemento de estratégia nas corridas, sendo obrigatório o uso de dois níveis de potência durante as provas da FE.

“A FIA ainda está ajustando o sistema e vai liberar as informações sobre como funcionará, mas acho que 200kW será o modo de corrida e o outro modo será mais alto do que isso”, disse o responsável chefe Alejandro Agag à “Autosport”.

“Nós vamos ter que fazer alguns testes com os carros para descobrir qual será o modo de potência – seja 220, 230, 240, 250, o que for. Mas será significativamente maior. Haverá uma boa diferença”, explicou Agag.

Ele ainda acrescentou que, o Fanboost – que atualmente aumenta a potência em 100kJ por cinco segundos, para três pilotos ganhadores de votos em seu segundo carro – deverá ter outro aumento no nível de desempenho.

Também na próxima temporada, o atual bônus dado ao piloto com a volta mais rápida, será substituído pelo que alcançar maior eficiência de energia. Agag diz que, embora essa mudança tenha trazido um pequeno risco de os pilotos baixarem o ritmo, para garantir um ponto extra, ele não acredita que haverá um impacto negativo para as corridas.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.