Guenther ultrapassa Rowland na última volta e vence na primeira rodada de Jeddah

Maximilian Guenther, da DS Penske, conquistou uma vitória apertada na corrida inaugural do Jeddah E-Prix 2025, na estreia do PIT BOOST, ao garantir o triunfo na última curva, deixando Oliver Rowland, da Nissan, e Taylor Barnard, da NEOM McLaren, para trás.

O alemão largou da pole position na terceira rodada da 11ª temporada da Fórmula E, sua primeira desde Jacarta 2024. Enquanto os pilotos enfrentavam o desconhecido com a estreia do PIT BOOST – paradas obrigatórias para recarga de energia –, Guenther assumiu a liderança contra Rowland, Barnard e Nyck de Vries, da Mahindra Racing.

Nas primeiras rodadas do ATTACK MODE e com o início das paradas do PIT BOOST, parecia que alguns pilotos tinham levado vantagem sobre Guenther, com Rowland na liderança quando a corrida de 31 voltas passou da marca de 20 giros.

O piloto da Nissan, junto com Barnard e de Vries, gastou rapidamente seus 10% extras de energia, desbloqueados pela injeção de 600 kW do PIT BOOST durante 30 segundos logo após suas paradas nos boxes, enquanto Guenther optou por ativar o MODO DE ATAQUE mais tarde, utilizando seu impulso de energia no momento certo.

A corrida parecia se encaminhar a favor de Guenther na volta 22, quando a ordem dos pilotos começou a se embaralhar. O alemão ultrapassou Barnard para assumir a terceira posição no meio dessa volta.

De Vries reduziu a diferença de quatro segundos para apenas dois em relação a Rowland logo após a segunda e última ativação do ATTACK MODE. Mas foi Guenther quem o superou, saltando para a segunda posição e iniciando o ataque contra a Nissan líder. O alemão cravou a volta mais rápida na volta 27 e tinha uma vantagem de um ponto percentual de energia sobre Rowland à medida que as voltas avançavam.

A partir daí, foram quatro voltas de intensa disputa entre quatro carros pela vitória. Guenther, no entanto, estava ficando sem oportunidades para ultrapassar.

Com apenas a última chicane pela frente, Rowland parecia ter o controle da situação, mas uma manobra agressiva pela esquerda de Guenther, aproveitando o fato de que a Nissan estava tentando conservar a pouca energia restante, foi suficiente para que o DS assumisse a ponta e cruzasse a linha de chegada na frente.

O atual campeão, Pascal Wehrlein, teve um dia para esquecer. Mitch Evans colidiu com o piloto da Porsche logo no início da corrida, causando um furo no pneu que forçou Wehrlein ao fim do pelotão e a uma parada precoce nos boxes. Ele terminou a corrida em 15º.

Essa foi a primeira vitória de Guenther com a equipe DS Penske e sua primeira desde Tóquio, na temporada passada. Também marcou a primeira vez que um pole position venceu uma corrida desde a etapa de abertura da 10ª temporada, há cerca de 17 provas.

Além disso, três pilotos diferentes lideraram o Campeonato Mundial de Pilotos 2024/25 após cada uma das três primeiras corridas: Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) após São Paulo, Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) após a Cidade do México e, agora, Rowland (Nissan), que lidera a classificação com 43 pontos contra 39 de da Costa, que terminou em nono.

A Porsche lidera a classificação de equipes com três pontos de vantagem sobre a DS Penske: 60 contra 57. Já no ranking de Fabricantes, a Nissan supera a Porsche com 87 pontos contra 62.

A ação da Fórmula E em Jeddah continuará no sábado com mais uma corrida na Arábia Saudita.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.