A equipe Jaguar está começando a negociar com vários potenciais pilotos para a temporada 2016/2017 da Fórmula E, campanha de estreia da montadora britânica na categoria de monopostos totalmente elétricos.
A Jaguar, que correrá com a Williams Advanced Engineering como sua maior parceira técnica, deve confirmar os pilotos contratados antes do final da atual temporada.
Segundo o site norte-americano ‘Motorsport.com’, três nomes estão na lista dos preferidos: o atual campeão Nelsinho Piquet, Antonio Felix da Costa e Sam Bird.
Piquet e Bird têm contratos com suas respectivas equipes, NEXTEV TCR e DS Virgin, para a próxima temporada, mas acredita-se que ambos os pilotos têm a opção de saírem se quiserem.
Felix da Costa, da Team Aguri, enquanto isto, seria o preferido da Williams por sua atitude de gestão de energia ao longo da corrida.
Outras possíveis opções da Jaguar
Ainda não está claro se a Jaguar quer contratar um piloto britânico, mas uma fonte próxima à equipe indicou que Oliver Turvey, companheiro de Piquet na NEXTEV, e até mesmo o piloto Anthony Davidson, da Toyota no WEC, poderia ser considerados se este fosse o caso.
Adam Carroll, que estava como piloto reserva da Mahindra no último fim de semana em Buenos Aires, e os pilotos de desenvolvimento da Williams na Fórmula 1, Alex Lynn e Lance Stroll, podem ser considerados azarões na disputa por uma vaga, porém a dupla da Williams talvez tenha que esperar até a temporada 2017/2018 por uma chance.
Enquanto disto, o ex-piloto da Jordan e HRT na Fórmula 1, Narain Karthikeyan, que estava ligado a Jaguar através da subsidiária Tata, deve fazer os primeiros testes em pista da equipe britânica no próximo verão europeu.
A Jaguar deve apresentar seu trem de força (motor elétrico e caixa de câmbio) homologado pela FIA no final de maio, antes de enviar a especificação final em junho.