A Fórmula E não vai realizar o tradicional dia de testes para novatos na temporada 2021. A data, originalmente planejada para depois do ePrix de Valência do último mês, não foi confirmada e tirou planos de pilotos como Daniil Kvyat de andar com o Gen2 da categoria.
Em todos os campeonatos do certame elétrico houve o dia de atividades para novos competidores comandarem um carro. Nomes como Nico Müller, Max Günther, Sergio Sette Câmara e Jamie Chadwick já participaram nos anos anteriores.
Acontece que em 2021, o teste de novatos não vai ser realizado. O dia de atividade estava planejado para ser realizado em 25 de abril, apesar de um anúncio nunca ter sido feito por parte da FE – o teste caiu depois de a categoria precisar transformar o eP de Valência em rodada dupla após a queda de outras etapas do calendário.
De acordo com o site The Race, diversos pilotos já estavam envolvidos para estarem no circuito espanhol. Um dos principais nomes era o de Daniil Kvyat, que potencialmente comandaria um carro da Nissan e.dams – a equipe faz parte da Nissan Renault que, por sua vez, está envolvida com a Alpine na F1, time em que o russo cumpre papel de reserva.
Outros competidores que também estavam cotados para participarem do teste estavam Callum Ilott, Jehan Daruvala e Oliver Jarvis, que fariam suas estreias na FE. Ainda, Sacha Fenestraz, Harry Tincknell, Jake Hughes e Alice Powell, que já participaram em outros anos, fariam aparições.
Os irmãos Kelvin e Sheldon van der Linde também estavam cotados para Valência. Enquanto o primeiro tinha conversas com a Audi, o mais novo do clã tinha negociações para fechar com a BMW Andretti.
Renger van der Zande foi aproximado pela Techeetah, atual campeã da Fórmula E. O piloto contou que foi convidado pelo conselheiro esportivo do time, James Rossiter. “Recebi a oferta de James e perguntei para meu time [Ganassi na IMSA] se eles se importavam. Apenas me responderam ‘vai lá”, contou.
“Estaria lá para ajudar a equipe, mas também um pouco por mim mesmo para aprender mais sobre o futuro. É uma pena, mas espero que tenha uma nova chance no futuro”, completou o holandês.