Alex Lynn ficou com a pole-position da corrida 1 da Fórmula E em Londres. Neste sábado (24), o competidor mostrou bom ritmo e com a marca de 1min23s245, é quem sai da posição de honra do grid no Centro ExCel.
O competidor foi o penúltimo a deixar os boxes na fase da superpole da tomada de tempos. Além de ter conquistado sua segunda pole na categoria elétrica, é o décimo piloto diferente em 12 corridas na temporada a largar da primeira colocação do grid.
Quem alinha no segundo posto de saída é Jake Dennis, que ficou a 0s299 do ponteiro. Sébastien Buemi larga em terceiro, enquanto Sergio Sette Câmara, em grande desempenho, é o quarto. André Lotterer e Norman Nato fecham o top-6.
Lucas di Grassi bateu na trave de avançar para a fase da superpole e após problemas no segundo treino livre, larga da sétima colocação neste sábado. Líder da classificação, Sam Bird teve desempenho discreto e conseguiu alinhar apenas na 17ª posição.
Confira como foi a classificação da corrida 1 do ePrix de Londres da Fórmula E:
Pouco após o segundo treino livre do ePrix de Londres, foi autorizado o início da classificação para a prova do sábado. Assim como a sessão de mais cedo, a pista também estava molhada, apesar de não estar chovendo.
O primeiro grupo de pilotos foi autorizado a ir para a pista para o início da tomada de tempos. Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa, Nick Cassidy, Robin Frinjs, Sam Bird e Edoardo Mortara, primeiros colocados na classificação, eram os que estavam na pista.
Com as voltas completadas ao longo dos quatro minutos de cronômetro, Mortara aproveitou a bandeira quadriculada para saltar para a ponta com 1min25s198, tempo bastante inferior ao anotado durante o segundo treino livre.
O segundo pelotão foi liberado para deixar os boxes e anotar suas voltas rápidas. Os nomes que estava na pista no momento eram René Rast, Nyck de Vries, Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Lucas di Grassi e Oliver Rowland.
Relógio encerrado e o primeiro colocado do grupo foi o brasileiro da Audi que anotou 1min24s564. Do primeiro grupo, apenas Mortara conseguiu se manter entre os seis mais rápidos para tentar avançar ao Q2.
O bloco seguinte de pilotos foi autorizado a acelerar nas curvas de Londres. Quem buscava se colocar no top-6 eram Maximilian Günther, que liderou o TL2, Jake Dennis, Alexander Sims, Stoffel Vandoorne, André Lotterer e Alex Lynn.
Entretanto, na parte final do grupo, Günther protagonizou o primeiro problema da sessão. O competidor da BMW se envolveu em um incidente e ficou parado na curva 16, precisando do acionamento da bandeira vermelha para a retirada do carro.
As atividades foram retomadas e os pilotos puderam dar as últimas voltas. Se aproveitando das condições cada vez melhores, Lotterer se colocou em primeiro com 1min23s900, com Lynn e Sims também se colocando entre os primeiros.
Os seis últimos pilotos a irem para a pista foram Joel Eriksson, Sébastien Buemi, Sergio Sette Câmara, Oliver Tuvery, Norman Nato e Tom Blomqvist. O sextato tinha grandes chances de avançar pela superpole pelas condições do traçado – o tempo de corte era de 1min24s644.
Encerrada a fase de blocos da classificação e os competidores que conseguiram avançar na briga pela pole foram Lotterer, Lynn, Dennis, Buemi, Sette Câmara e Nato. Di Grassi larga da sétima colocação.
A superpole foi iniciada e o primeiro competidor a deixar os boxes foi Nato. Após encerrar sua única volta lançada, o competidor da Venturi anotou 1min23s912, mas logo foi batido por Sette Câmara em 0s154.
Buemi foi o terceiro que saiu para o traçado e com o tempo de 1min23s627, com o setor 3 em destaque, o suíço assumiu a pole-position provisória.
Mas a medida que os pilotos foram indo à pista, os tempos foram caindo cada vez mais, com agora Dennis assumir a primeira colocação. Na sequência foi Lynn quem deixou os boxes e com 1min23s245, ficou em primeiro a 0s299 do segundo colocado.
Por fim, Lotterer foi para o traçado em Londres para a última volta lançada da tomada de tempos. O competidor da Porsche chegou a dar traseirada e com ritmo abaixo do esperado, vai alinhar na quinta colocação da corrida deste sábado.
1 – Alex Lynn, 1:23.245
2 – Jake Dennis, 1:23.544
3 – Sébastien Buemi, 1:23.627
4 – Sergio Sette Câmara, 1:23.758
5 – André Lotterer, 1:23.863
6 – Norman Nato, 1:23.912