Zane Maloney, piloto da Fórmula 2, foi confirmado como o segundo piloto da equipe ABT-Lola para a 11ª temporada da Fórmula E. O jovem piloto, atualmente terceiro colocado no campeonato da F2 com a Rodin Motorsport, vai estrear na categoria elétrica ao lado do veterano Lucas di Grassi. Ele é o primeiro novato anunciado para a próxima temporada da Fórmula E.
Este anúncio pode ser bastante interessante para Gabriel Bortoleto, pois Maloney atua como piloto reserva na Stake F1 Team (Sauber), que se tornará Audi a partir da temporada 2026 da Fórmula 1, e onde o brasileiro está na disputa por uma vaga. Segundo alguns rumores recentes, Bortoleto poderia se tornar piloto reserva na Sauber em 2025, com possibilidade de ser titular em 2026 já na Audi, e a saída de Maloney da Sauber, pode facilitar as coisas para o piloto brasileiro.
Maloney já está familiarizado com o ambiente da Fórmula E, tendo sido piloto reserva da Andretti na temporada anterior, participando de testes de novatos em Misano e Berlim. Em sua declaração oficial, o piloto expressou entusiasmo pela nova etapa de sua carreira. “Estou muito feliz em fazer parte da equipe Lola Yamaha ABT e ansioso por esse novo desafio. Embora já conheça a categoria, essa será uma fase totalmente nova para mim, e trabalhar com uma equipe tão experiente, ao lado de um piloto tão bem-sucedido, é o passo perfeito”, afirmou Maloney.
Com um bom histórico na Fórmula 2, onde venceu as corridas Sprint e principal no Bahrein, além de outros cinco pódios, Maloney pode chegar à sua estreia como piloto titular na Fórmula E em São Paulo como campeão da F2. Apesar de reconhecer que a experiência será importante na categoria elétrica, o jovem piloto está confiante em seu ritmo. “Estou certo de que tenho a velocidade para ser competitivo, mas a experiência é fundamental na Fórmula E, então vou me dedicar ao máximo para me adaptar rapidamente”, acrescentou.
A ABT-Lola, que já conta com um vasto legado no automobilismo, espera que Maloney ajude no desenvolvimento do carro GEN3 Evo, modelo com o qual ele já começou a se familiarizar em testes realizados na Itália e na Espanha. O jovem piloto terá tempo para se preparar antes da estreia oficial da temporada, que acontecerá em São Paulo em 07 de dezembro deste ano.