Categoria: Fórmula E
|
29 de janeiro de 2022 15:01

Mortara vence corrida 2 da FE marcada por safety-car em Diriyah. Di Grassi é 3º

Um final um pouco controverso na segunda corrida do final de semana da Fórmula E na Arábia Saudita. Neste sábado (29), o safety-car ficou em toda a parte final da disputa, saiu nos metros finais e Edoardo Mortara foi quem garantiu a vitória.

A corrida 2 do ePrix de Diriyah foi bastante movimentada, especialmente após o pole-position Nyck de Vries perder a primeira colocação. Lucas di Grassi e Mortara protagonizaram uma boa briga caseira, com o suíço levando a melhor.

Acontece que a prova ficou mesmo marcada pela entrada do safety-car. O carro de segurança foi para a pista, ficou mais de oito minutos da pista e encerrou a disputa em total anticlímax, já qu saiu do traçado nos últimos metros da disputa.

Com isso, Edoardo garantiu a vitória, com Frinjs em segundo e Di Grassi em terceiro.

Confira como foi a corrida 2 do ePrix de Diryiah da Fórmula E:

Os pilotos estavam na pista para a última atividade do final de semana na Arábia Saudita. Após a classificação de mais cedo, quem largou da pole-position foi Nyck de Vries, com Edoardo Mortara completando a primeira fila.

Entre os brasileiros, Lucas di Grassi mostrou bom ritmo na tomada de tempos e avançou até a semi-final, largando na quarta colocação. Já Sergio Sette Câmara recebeu uma punição por atrapalhar Sébastien Buemi, teve os tempos cancelados e caiu para 21º.

Para o fanboost deste sábado, os pilotos ainda terão de passar obrigatoriamente por duas vezes na área. Entretanto, diferente da sexta-feira, a duração desta corrida 2 é de quatro minutos – ontem foram três.

Saída autorizada ee De Vries não teve qualquer problema em manter a primeira colocação. Robin Frinjs tentou atacar Mortara, que fechou bem a porta para o adversário da Envision e manteve a segunda colocação.

Após uma largada bastante ordenada, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa protagonizaram uma baita briga. O alemão atacou o português que fechou a porta em um primeiro momento, mas não conseguiu segurar o piloto e foi ultrapassado.

Os primeiros competidores já passaram pela primeira vez no modo ataque. Oliver Rowland e Jake Dennis, ambos ingleses, já tinha cumprido um dos dois obrigatórios.

Com seis voltas completadas, De Vries já estava mais de 1s de restante do pelotão. Quando Robin passou pela área do modo ataque, deixou caminho aberto para que Di Grassi assumisse a terceira colocação.

A ordem na pista é Nyck, Mortara, Frinjs, Di Grassi, André Lotterer, Jean-Éric Vergne, Dennis, Rowland, Stoffel Vandoorne e Wehrlein completando os dez primeiros colocados.

Neste ponto da prova, a Venturi é a única equipe a colocar ambos os carros dentro dos cinco primeiros. Mortara ocupava a segunda colocação, enquanto Di Grassi era quarto e começava a caçada em cima de Frinjs, terceiro.

Enquanto isso, um time que vem em corrida para esquecer é a Dragon. Antonio Giovinazzi aparece na última colocação, enquanto Sette Câmara, que teve de encarar a punição, era o 20º – ambos com o modo ataque acionado.

Uma disputa dura marcou a prova com 25 minutos restando para a bandeira quadriculada. Di Grassi colocou lado a lado com De Vries, ambos se tocaram, o holandês tentou defender a colocação, mas foi ultrapassado pelo brasileiro e por Mortara.

Pouco depois, começou uma briga caseira da Venturi pela liderança da prova. Edoardo alcançou o novo colega de time, colocou lado a lado e em grande lance, conseguiu passar Lucas para saltar para primeiro.

Se a Mercedes foi quem ditou o ritmo da primeira corrida na Arábia Saudita, neste sábado vinha com problemas. Enquanto De Vries era o quarto colocado, Vandoorne aparecia apenas na nona colocação.

Di Grassi tentou uma ultrapassagem em cima de Mortara, chegando a colocar o bico ao lado do companheiro, mas não conseguiu se adiantar. Ainda, Frinjs tentou se aproveitar da situação, mas também não conseguiu saltar para frente.

De Vries continuou perdendo terreno no pelotão, pois em uma disputa com Vergne, acabou tocando com o adversário e o francês levou a melhor. A partir de então, despencou e foi parar no nono posto.

Foi o ataque de Frinjs em cima de Di Grassi. O competidor da Envision enfim chegou no brasileiro da Venturi, colocou lado a lado e assumiu a segunda colocação, começando a caçada em cima de Mortara.

Uma bandeira amarela foi necessária com oito minutos para o encerramento da prova. O motivo foi porque a Mahindra de Alexander Sims ficou parada no meio da pista – pouco depois, o safety-car foi para a pista.

Com um safety-car que permaneceu na pista por grande parte da fase final da disputa, saiu do traçado apenas nos últimos metros. Com isso, Mortara venceu, com Frinjs em segundo e Di Grassi completando o pódio.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.