A Fórmula E será oficialmente um Campeonato Mundial a partir de sua 7ª Temporada, algo que tanto os pilotos quanto os líderes de equipe consideram muito importante. E todos buscarão ser os primeiros a vencê-lo.
Quando a Fórmula E competir no circuito de Diriyah, na Arábia Saudita, no último fim de semana de fevereiro, não será apenas o início de uma nova temporada para a série de carros elétricos: o evento marcará também a realização da primeira corrida da categoria após a obtenção do status de campeonato mundial.
Apesar de muitos já considerarem a Fórmula E um Campeonato Mundial devido à grande quantidade de fabricantes presentes na competição, ao nível de seus pilotos e, sobretudo, à diversidade de países no seu calendário, a realidade é que esse status só foi formalmente alcançado a partir da Temporada 7.
“É um status oficial, o que é muito importante. Também significa muito para os pilotos. A forma como o campeonato vem crescendo traz mais apoio da FIA, o que é muito útil. Portanto, do nosso ponto de vista, é mais um passo positivo, mais um passo na direção correta. Mal podemos esperar por este primeiro ano”, disse James Barclay, chefe da Panasonic Jaguar Racing.
Sébastien Buemi, piloto da Nissan e.dams que já sentiu o que é ser campeão de Fórmula E, sabe que agora, como campeonato mundial, há mais coisas em jogo.
“Acho que dá muita credibilidade que o campeonato seja reconhecido como campeonato mundial, também para os patrocinadores e para os fabricantes. É mais fácil para todos vendê-lo, porque é um campeonato mundial. Não é somente um campeonato da FIA.”
![O que os protagonistas da Fórmula E pensam sobre o status de Campeonato Mundial O que os protagonistas da Fórmula E pensam sobre o status de Campeonato Mundial](https://www.f1mania.net/wp-content/uploads/2021/02/1-_79P3281-840x400.jpg)
“Como piloto não faz diferença porque a competição é dura e tem sido dura desde o início, mas é claro que antes você não podia dizer que tinha ganhado o campeonato mundial, era um campeonato da FIA. Agora é um campeonato do mundo, então tem algo de especial”, comentou o suíço.
Pascal Wehrlein, novo contratado da equipe oficial da Porsche para a competição de 2020-2021 de Fórmula E, acredita que o reconhecimento como campeonato mundial é uma amostra da trajetória percorrida pela série desde o seu início.
“Acho que a Fórmula E merece ter o status de campeonato mundial. Isso demonstra quão longe este campeonato chegou, e para os pilotos é ótimo. Espero poder chamar a mim mesmo de campeão mundial um dia. E espero que seja mais cedo do que tarde. Então, sim, é bom.”
Ao ser reconhecido como Campeonato Mundial da FIA, a Fórmula E se une à seleta lista das categorias mais importantes do automobilismo: a Fórmula 1, o Campeonato Mundial de Rally, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e o Campeonato Mundial de Rallycross.