Os maiores vencedores da história da Fórmula E

Conheça os pilotos com maior número de vitórias no decorrer das seis temporadas da categoria de carros elétricos

Atualmente a Fórmula E está em sua sexta temporada, a qual após cinco provas, está paralisada por causa da pandemia de coronavírus.

Foram disputados 63 eprix até o momento, e 15 pilotos já venceram pelo menos uma vez uma etapa da competição de carros elétricos. Confira abaixo a lista completa, com destaque para os quatro principais:

1º Sébastien Buemi – 13 vitórias: o piloto suíço que atualmente corre na Nissan e.DAMS é o que mais vezes venceu na Fórmula E. Campeão na segunda temporada, Buemi tem 13 vitórias, e mesmo passando por um jejum recente de dois anos sem vencer na categoria (o qual foi quebrado na temporada passada ao vencer em Nova York), se manteve no topo entre os maiores vencedores. Ele também lidera em termos de porcentagens de vitórias em relação ao número de eprix disputados (21,31%), e no número de vitórias em uma mesma temporada (6 vitórias na 2ª temporada, quando foi campeão).

2º Lucas di Grassi – 10 vitórias: o brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler é um dos quatro pilotos que disputaram todos os eprix da história da categoria de carros elétricos e é o segundo maior vencedor, com 10 vitórias. Di Grassi também é o piloto com o maior número de pontos conquistados (754 pontos) e com maior número de pódios na Fórmula E (31 pódios).

3º Sam Bird – 9 vitórias: o piloto britânico da Envision Virgin Racing é o terceiro maior vencedor da categoria, com 9 vitórias conquistadas. Curiosamente, Bird é o único piloto que tem pelo menos uma vitória em todas as temporadas da Fórmula E, incluindo a atual. Apenas Lucas di Grassi pode igualar este feito, caso conquiste alguma vitória na atual temporada.

4º Jean-Eric Vergne – 8 vitórias: o atual bicampeão da Fórmula E ocupa o quarto lugar entre os maiores vencedores da categoria de carros elétricos. Atualmente na DS Techeetah, JEV ainda não venceu na atual temporada, nem mesmo subiu ao pódio, mas seu companheiro de equipe Antonio Félix da Costa venceu a última etapa disputada e lidera o campeonato, assim como seu time lidera o campeonato entre equipes. Ou seja, tudo leva a crer que JEV deve vencer em breve.

5º Nicolas Prost, Félix Rosenqvist, Jérôme D’Ambrosio e Antonio Félix da Costa – 3 vitórias

9º Nelson Piquet Jr., Daniel Abt, Robin Frijns e Mitch Evans – 2 vitórias

13º Edoardo Mortara, Alexander Sims e Maximilian Günther – 1 vitória