Como era esperado, as equipes presentes no grid atual da Fórmula E começaram a anunciar a permanência na categoria de carros elétricos para a próxima geração, a Era Gen3. Nesta sexta-feira (26) foi a vez da Porsche revelar o compromisso.
Após ter ficado 30 anos longe das corridas de monopostos, a montadora alemã ingressou na Fórmula E na temporada passada, na qual fez um bom primeiro ano, conquistando dois pódios, um deles na sua estreia na competição de carros elétricos.
Inclusive, a Porsche tomou um caminho bem diferente de suas concorrentes compatriotas Audi e BMW, que devem deixar a Fórmula E após o término da 7ª temporada, que está sendo disputada atualmente.
Com isso, a montadora alemã reforça sua parceria com a Fórmula E na busca de soluções direcionadas a mobilidade por meio do desenvolvimento de veículos de corrida movidos a eletricidade, aproveitando este desenvolvimento tecnológico para os carros de rua.
“A nova Era Gen3 abre o próximo capítulo na história de sucesso da Fórmula E, e queremos fazer parte dela. Do nosso ponto de vista, a categoria oferece o ambiente mais competitivo para avançar no desenvolvimento de veículos de alto desempenho com foco na eco-compatibilidade, eficiência energética e sustentabilidade.”, declarou Fritz Enzinger, vice presidente da Porsche Motorsport.
Já o CEO da Fórmula E Jamie Reigle destacou o comprometimento da montadora alemã com o futuro da categoria de carros elétricos: “Estamos muito satisfeitos que a Porsche esteja comprometida com uma parceria de longo prazo com a Fórmula E. A presença da Porsche na categoria é imensa e eles já demonstraram que serão uma força motriz em nosso desenvolvimento.”
Além da Porsche, outras três equipes já se comprometeram com o Gen3, o novo carro da categoria que será utilizado a partir da nona temporada (2022/23): Mahindra Racing, DS Techeetah e Nissan. A McLaren assinou uma carta de interesse para ingressar na Fórmula E a partir da introdução do novo monoposto.
Enquanto isso, o campeonato mundial de carros elétricos se prepara para a terceira etapa da 7ª temporada, que será realizada no dia 10 de abril em Roma, na Itália. A Porsche tem como pilotos este ano os pilotos alemães André Lotterer e Pascal Wehrlein.