Prost vence primeira bateria; Di Grassi abre vantagem sobre Buemi

Nicolas Prost conquistou sua primeira vitória na Fórmula E nesta temporada no Battersea Park neste sábado, enquanto os rivais de disputa pelo título Lucas di Grassi e Sebastien Buemi brigaram durante toda a corrida.

Enquanto Prost, da Renault e.dams, controlou a corrida o tempo todo, Di Grassi e Buemi engajaram em escalar o pelotão depois de largar no meio dele.

Eles lutaram roda a roda na segunda metade da corrida, com Di Grassi segurando firmemente para eventualmente terminar em quarto atrás dos pilotos que completaram o pódio ao lado de Prost, o brasileiro Bruno Senna e o francês Jean-Eric Vergne.

Di Grassi e Buemi largaram em 10º e 12º, mas na segunda volta já estavam em 9º e 10º, respectivamente.

O brasileiro da Abt Audi Sport tentou colocar um carro entre eles ao ultrapassar Nick Heidfeld, da Mahindra, na terceira volta, mas Buemi o seguiu uma volta mais tarde.

Di Grassi passou Daniel Abt quando o alemão lhe cedeu a sétima posição, e Abt serviu de retaguarda perfeita por algumas voltas.

Enquanto Di Grassi conseguiu passar Sam Bird pela sexta posição, Buemi foi repetidamente frustrado por Abt, que chegou a receber um puxão de orelha da direção de prova por mudar de direção mais de uma vez em sua defesa.

Buemi superou a resistência do alemão antes da troca de carros, e quanto Bird parou nos boxes uma volta antes da maioria dos rivais, os candidatos ao título ficaram colados novamente.

Eles ultrapassaram Robin Frijns, da Andretti, depois da parada para assumir a quinta e sexta posições, antes de um Safety Car ser necessário quando Abt bateu com Frijns e forçou o abandono dos dois.

Uma pequena quantidade de chuva ameaçou deixar as coisas ainda mais agitadas, mas não caiu forte o suficiente para ter algum impacto.

Logo depois da relargada, com apenas algumas voltas para o fim, Di Grassi tentou ultrapassar Vergne ne Curva 8, mas acertou o carro da Virgin, jogando-o para o lado e forçando Buemi a parar para não bater.

Eles continuaram nas mesmas posições, com Di Grassi, que quebrou sua asa dianteira no incidente – então tendo repetidamente impedido os avanços de Buemi.

Buemi tentou usar o FanBoost para ultrapassar Di Grassi e tentou por duas vezes a manobra por fora do seu rival na chicane das Curvas 11/12, mas não conseguiu em nenhuma oportunidade.

Sua agressividade provou ser infeliz na última tentativa quando Bird o ultrapassou na chicane das Curvas 14/15 pela sexta posição a duas voltas do fim.

Buemi ficou furioso porque Oliver Turvey tinha batido sua NEXTEV TCR e havia bandeiras amarelas no local, mas Bird não devolveu a posição.

O britânico perdeu no último suspiro, no entanto, depois do que pareceu ser uma perda de potência repentina ou o fim da sua bateria na última curva da última volta.

Isto promoveu Buemi para quinto, deixando Di Grassi com três pontos de vantagem na liderança do campeonato, com Antonio Felix da Costa tirando o sexto posto de Bird e completando uma grande escalada da 14ª posição do grid.

A última corrida da temporada será disputada neste domingo a partir das 12h (horário de Brasília).