Fórmula E
|
23 de maio de 2019 20:36

Saiba tudo sobre o 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium

A 5ª temporada da Fórmula E chega a sua décima etapa, o 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium, que mais uma vez será realizado no Aeroporto de Tempelhof.

Um dos monumentos mais importantes da história de Berlim, o Aeroporto de Tempelhof está desativado desde 2008, e desde a primeira temporada está presente na categoria, ficando de fora apenas na segunda temporada (porém, o ePrix foi realizado nas ruas do centro da capital alemã).

Com 10 curvas e com 2.375km de extensão, o circuito é considerado uma pista de alta aderência e uma das mais difíceis de dominar. Com alguns trechos bem largos, é de se esperar uma corrida com um alto número de ultrapassagens.

Na etapa passada, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) se tornou o primeiro piloto a conquistar duas vitórias nesta temporada, após oito vencedores em oito provas. Com isso, o atual campeão da Fórmula E assumiu a liderança do campeonato com 87 pontos, apenas um a mais do que o seu companheiro de equipe, o alemão André Lotterer.

“Nada será estável até o final da temporada, o campeonato este ano é deste jeito. Vai ser extremamente difícil até a última prova. Ser o líder é a melhor situação para se estar, mas não é uma situação confortável”, comentou Jean-Eric Vergne, que na temporada passada, assumiu a liderança após a quarta prova e permaneceu na liderança até o final.

Apesar da dupla de pilotos da DS Techeetah estar a frente na tabela de classificação, a competição segue equilibrada, e o retrospecto em Berlim é favorável a uma das equipes que correm em casa neste fim de semana: a Audi Sport ABT Schaeffler.

A equipe esteve presente em todos os pódios das provas realizadas anteriormente em Berlim (apesar da desclassificação de Lucas di Grassi após a vitória na corrida realizada na capital alemão na primeira temporada). E no ano passado, conquistou no Aeroporto de Tempelhof a sua primeira dobradinha na Fórmula E, com a vitória do alemão Daniel Abt.

Empatado na quarta colocação do campeonato ao lado do português Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport), o brasileiro da Audi Sport SBT Schaeffler Lucas di Grassi acredita que a etapa em Berlim irá afunilar a disputa pelo título desta temporada.

“Tivemos oito vencedores em nove provas até agora, em um ano extremamente equilibrado, mas agora que a tendência é termos um afunilamento nesse leque de possíveis campeões. A competição vai mesmo pegar fogo a partir de Berlim”, declarou Di Grassi.

Por sua vez, o brasileiro Felipe Massa chega a Berlim após ter conquistado seu primeiro pódio na Fórmula E, com o terceiro lugar obtido no ePrix de Mônaco.

Em sua temporada de estreia na categoria, o piloto da Venturi Formula E acredita que esta evoluindo a cada etapa, e espera conseguir repetir o pódio da etapa passada neste fim de semana na Alemanha.

“Vai ser legal correr em um lugar especial como este [o Aeroporto de Tempelhof]. É uma pista bem diferente das pistas anteriores, com maior possibilidade para ultrapassagens,e  ao mesmo tempo com uma dificuldade maior para controlar o consumo de energia. Alguns pilotos arriscarão mais no inicio na prova e terão que segurar o ritmo no final, outro adotarão táticas diferentes. A certeza é que o treino classificatório será fundamental”, declarou Felipe Massa.

O 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium será realizado neste sábado (25) e terá a transmissão aqui no Brasil pela Fox Sports 2, a partir das 07h30 (horário de Brasília). A largada está marcada para as 08h.

Confira abaixo os dez primeiros colocados da 5ª temporada da Fórmula E, os vencedores dos ePrix anteriores e a grade de horário da categoria para este fim de semana:

1º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 87 pontos

2º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 86 pontos

3º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 81 pontos

4º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 70 pontos

5º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 70 pontos

6º Mitch Evans (NZL) – Panasonic Jaguar Racing: 69 pontos

7º Jêromé D’Ambrósio (BEL) – Mahindra Racing: 65 pontos

8º Oliver Rowland (GBR) – Nissan e.Dams: 59 pontos

9º Daniel Abt (ALE) – Audi Sport ABT Schaeffler: 59 pontos

10º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 54 pontos

 

Vencedores
Ad Diriyah – Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport)
Marrakesh – Jerome D’Ambrosio (Mahindra Racing)
Santiago – Sam Bird (Envision Virgin Racing)
Cidade do México – Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler)
Hong Kong – Edorardo Mortara (Venturi Formula E Team)
Sanya – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Roma – Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing)
Paris – Robin Frijns (Envision Virgin Racing)
Mônaco – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)

 

Horários 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium
1º Treino Livre: 24/05 às 10h30
Treino Classificatório: 25/05 às 03h45
Corrida/Largada: 25/05 às 08h

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.