Os carros da Fórmula E finalmente estão percorrendo as ruas de Mônaco, e desta vez, usando o traçado original, o mesmo que é utilizado na Fórmula 1. Foi realizada a primeira sessão de treinos livres, a qual terminou com a liderança da Jaguar com Sam Bird, que foi o mais rápido da sessão, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Mitch Evans.
A sessão começou com o atual campeão Antonio Félix da Costa sendo o mais rápidos nos primeiros cinco minutos de treino livre. O piloto português da DS Techeetah acabou sendo superado pelos pilotos da Envision Virgin Racing: primeiro por Robin Frijns, e quando voltou a liderança alguns minutos depois, foi superado por Nick Cassidy.
Logo depois, quando pela terceira vez Da Costa assumiu a ponta, foi a vez dos carros da Jaguar superarem o atual campeão. Sam Bird foi o primeiro a superar o piloto da DS Techeetah, seguido por seu companheiro Mitch Evans.
Com pouco mais de vinte minutos de sessão, Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske) estava lento pela curva que leva a entrada dos boxes e acabou sendo tocado pela Venturi de Norman Nato, o que ocasionou a bandeira vermelha.
A sessão foi retomada restando doze minutos para o término do treino livre, e com o pouco tempo que restou, todos os carros (com a exceção óbvia de Sette Câmara) retornaram a pista.
Com a retomada da sessão, tivemos a retomada da liderança por parte de Antonio Félix da Costa, que voltou a ser o mais rápido, seguido por seu companheiro na DS Techeetah, Jean-Eric Vergne, vencedor do último eprix realizado no principado, em 2019. Mas novamente durou pouco o domínio do português, que logo voltou a ser superado por Frijns e Bird.
Liderando o campeonato, as duas Mercedes deram as caras nas primeiras posições apenas nos minutos finais, quando Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries cravaram o segundo e o terceiro melhor tempo, restando quatro minutos para o término do treino.
Restando apenas dois minutos para o término, mais uma batalha entre Da Costa, Frijns e Bird pela liderança da sessão. Outra vez o português foi ao extremo com sua Techeetah e fez a volta mais rápida. Mas Frijns o superou, e dez segundos depois, foi a vez de Bird cravar de vez a volta mais rápida do treino, com 1:32.220, apenas 0.033s mais rápido que o seu companheiro na Jaguar, Mitch Evans, que ficou em segundo.
O brasileiro Lucas di Grassi, que passou boa parte da sessão nas posições intermediárias, fechou a primeira sessão de treinos livres em oitavo, enquanto Sette Câmara devido aos problemas que teve, ficou na última posição.
Os carros elétricos retornam as ruas de Mônaco logo mais às 05h10 com a segunda sessão de treinos livres. Confira abaixo a classificação final do primeiro treino livre: