“Um avanço”, diz Piquet sobre o desafio de gerenciamento dos novos pneus na FE

Nelson Piquet Jr. acredita que os novos pneus Michelin poderiam produzir melhores corridas na próxima temporada do ABB FIA Formula E Championship.

O piloto da Jaguar Racing, da Panasonic, admitiu em várias ocasiões na ‘e365’ que o pneu mais duro usado desde a terceira temporada não combinava com seu estilo de pilotagem.

O composto desta temporada, que tem que completar toda a distância da corrida sem paradas, é mais suave do que o pneu de saída.

“Estamos mais perto agora do que tivemos na primeira temporada, em termos de pneus”, disse Piquet ao ‘e-racing365’.

“Os pneus da terceira e quarta temporada, para mim, eram muito duros, sensíveis demais às temperaturas.”

“Havia algumas coisas estranhas acontecendo, você estava vendo algumas voltas mais lentas na qualificação, o que não o torna interessante.”

A maioria das equipes completou simulações de corrida durante os testes para avaliar a melhor forma de gerenciar o novo Michelin Pilot Sports durante uma corrida inteira de 45 minutos mais uma volta.

Os pneus novos são entre 2-2,5 kg mais leves do que os antecessores da quarta temporada, o que representa uma redução de peso de 9 kg, ou quase 20%, por conjunto.

“Acho que ter esses pneus novos com uma janela de desempenho mais ampla tornará a qualificação mais interessante e vai tornar o campo um pouco menor”, disse Piquet.

“Além disso, o fato de que eles são mais macios fará com que os pilotos tenham que ser mais cuidadosos durante a corrida, o que é uma boa mudança na minha opinião. Isso fará os motoristas pensarem e não forçar demais ”.

A Jaguar foi uma das muitas equipes a realizar os testes de pré-temporada em Calafat antes do prazo de 1 de outubro, e Piquet revelou que realizava simulações de corrida em pneus antigos e novos.

“Fizemos uma corrida no outro dia com o pneu velho e depois com o novo”, explicou ele.

“Então eu fiz o primeiro com o pneu velho, a pista estava limpa, mas depois do final do segundo com os pneus novos as peças de borracha ao redor da pista estavam loucas.

“Mas isso é bom, porque na corrida você não terá apenas que gerenciar a energia, mas também terá que gerenciar os pneus e estou ansioso para isso.” completou o piloto brasileiro.

 

Confira o vídeo do documentário da Fórmula E, “Off The Grid – Episódio 1”: ative a legenda em Português, Brasil