A Mercedes realmente está em grande fase na Fórmula E e novamente se mostra como o carro mais rápido do fim de semana, colocando seus dois pilotos na Super Pole, nas duas primeiras filas do grid de largada para a corrida 1 em Valência, e com Stoffel Vandoorne conquistando mais uma pole position neste temporada.
Curiosamente, os dois pilotos das Flechas de Prata participaram do Grupo 1 do treino classificatório, e tiveram como ameaça a DS Techeetah do português Antonio Félix da Costa, que esteve no Grupo 2 e ficou com o segundo lugar do grid. Já os brasileiros não conseguiram tirar proveito do fato de participarem no Grupo 3 para conseguirem uma posição entre os dez primeiros do grid.
Grupo 1
Formado pelos seis primeiros colocados do campeonato, o Grupo 1 foi liderado pelas duas Mercedes Benz EQ. Stoffel Vandoorne cravou a melhor volta do fim de semana com 1min26s839, enquanto seu companheiro de equipe Nyck de Vries ficou 0,075s acima do seu tempo na segunda colocação. Já os dois primeiros colocados do campeonato, Sam Bird e Mitch Evans (a dupla de pilotos da Jaguar) não se saíram bem e ficaram nas duas últimas posições dentro do grupo.
Grupo 2
Quatro dos seis pilotos que foram para a pista no Grupo 2, conseguiram ficar entre os seis primeiros, sendo que apenas o atual campeão Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) conseguiu ficar entre as duas Mercedes, ocupando a segunda colocação. Oliver Rowland (Nissan), Pascal Wehrlein (Porsche) e Alexander Sims (Mahindra) conseguiram ficar entre os seis primeiros melhores tempos da sessão classificatório a até o momento, enquanto as duas últimas posições permaneceram com a dupla da Jaguar.
Grupo 3
Apesar da melhora da pista e deste grupo contar com pilotos já consagrados na categoria, como os campeões Sebastien Buemi (Nissan) e Lucas di Grassi (Audi), apenas dois dos seis pilotos deste grupo conseguiram um lugar entre os seis primeiros, de olho na Super Pole. Buemi mostrou que a Nissan está enquanto Maximilian Günther (BMW Andretti) que havia sido o piloto mais rápido do segundo treino livre do dia, ficou com a segunda colocação provisória. Os brasileiros não foram bem: Sérgio Sette Câmara ficou com 14° lugar, enquanto Lucas di Grassi ficou em 16°, a frente apenas de Nico Müller (Dragon Penske) e Oliver Turvey (NIO 333).
Grupo 4
Já o grupo que conta com os seis últimos colocados na tabela de classificação, apenas um deles conseguiu entrar no grupo dos seis primeiros colocados: Alex Lynn (Mahindra) que desbancou Vandoorne e fechou a fase de grupo na primeira colocação com 1min26s799. André Lotterer (Porsche) e Norman Nato (Venturi) por muito pouco não conseguiram um lugar para a Super Pole, ficando respectivamente com o 7° e 8° lugar.
Com isso, foram para a SuperPole: Alex Lynn (Mahindra), Stoffel Vandoorne (Mercedes), Maximilian Günther (BMW Andretti), Antonio Fe´lix da Costa (DS Techeetah), Sebastien Buemi (Nissan) e Nyck de Vries (Mercedes).
Na Super Pole, Nyck de Vries foi o primeiro a ir para a pista e cravou a melhor volta do fim de semana: 1min26s730, mostrando que a Mercedes realmente está em uma grande fase na Fórmula E. Buemi, que veio logo após o holandês da Mercedes, não conseguiu um bom tempo.
Já Antonio Félix da Costa fez as três melhores parciais do treino classificatório no momento e desbancou Nyck de Vries, roubando o primeiro lugar com 1min26s522. Maximilian Günther, que veio na sequência, conseguiu ser melhor apenas que Buemi e com isso, não foi ameaça ao piloto português da DS Techeetah.
A emoção pela pole position ficou para os dois últimos pilotos a entrarem na pista. Apesar de ter feito uma primeira parcial não tão boa assim, Stoffel Vandoorne se recuperou nas duas parciais seguintes e cravou a volta mais rápida, com 1min26s494.
O piloto belga então passou a secar a volta de Alex Lynn, que foi o último a ir para a pista na Super Pole. E deu certo: o piloto britânico da Mahindra não conseguiu ser mais rápido do que a Mercedes de Vandoorne e cravou o quinto melhor tempo.
Essa foi a segunda pole position de Stoffel Vandoorne nesta temporada (a quarta na carreira), sendo que o piloto belga foi o vencedor da corrida 2 em Roma. Confira abaixo a classificação final do treino classificatório:
A largada está prevista para às 10h deste sábado, e você pode acompanhar tudo em Tempo Real aqui no F1Mania.