Categoria: Fórmula E
|
25 de julho de 2021 07:01

Vandoorne garante pole da corrida 2 do ePrix de Londres da Fórmula E

Stoffel Vandoorne é quem sai na frente na corrida 2 da Fórmula E em Londres. Na classificação deste domingo (25), o piloto encaixou uma ótima volta no traçado montado no Centro ExCel para ficar com a pole-position do dia.

O belga da Mercedes tratou de anotar 1min20s181 para ficar com a posição de honra do grid. Com isso, o piloto garante sua quarta pole na categoria elétrica, além de largar pela segunda vez do primeiro posto na temporada.

Com um tempo apenas 0s041 mais lento, Oliver Rowland é quem fecha a primeira fila do grid de largada deste domingo. Alex Lynn, pole do sábado, vem em terceiro. Nyck de Vries, Mitch Evans e Maximilian Günther completam o top-6.

Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara, que foi à pista no último grupo, se saiu melhor. O piloto da Dragon larga da nona posição, enquanto Lucas di Grassi alinha em décimo.

Confira como foi a classificação do ePrix de Londres da Fórmula E:

Diferente do sábado, a classificação aconteceu com pista seca neste domingo. Entretanto, com tempo bastante encoberto e fechado, uma leve garoa começou a cair ainda nos primeiros minutos da tomada de tempos.

O primeiro grupo foi autorizado a deixar os boxes e ir para a pista para marcar seus tempos. Jake Dennis, Robin Frinjs, António Félix da Costa, Nyck de Vries, Sam Bird e Edoardo Mortara, os seis melhores do campeonato, eram os que estavam na pista.

Com o bloco encerrado, De Vries, que subiu ao pódio na corrida 1, foi o mais rápido com 1min20s511. O tempo de corte para se colocar entre os seis mais rápidos era do português da Techeetah com 1min21s195.

O grupo 2 de competidores deixou os boxes para acelerar nas curvas do Centro ExCel. Nick Cassidy, Jean-Éric Vergne, Lucas di Grassi, René Rast, Pascal Werhlein e Stoffel Vandoorne foi o sexteto do momento.

Encerradas as voltas, os competidores que conseguiram avançar e se colocar entre os seis mais rápidos foram Vandoorne, que saltou para primeiro com 1min30s459, Wehrlein, Di Grassi e Rast, que sustentava a marca limite com 1min20s924.

Os seguintes competidores que foram para a pista para os giros rápidos foram Maximilian Günther, Mitch Evans, André Lotterer, Oliver Rowland, Alexander Sims e Alex Lynn, que ficou com a pole da corrida 1.

Com o encerramento do sexteto, quatro dos seis pilotos conseguiram se colocar na briga pela pole-position. Do grupo anterior, apenas a dupla da Mercedes, De Vries e Vandoorne, conseguiram se manter no top-6.

Os últimos seis nomes que foram para a pista são Norman Nato, Sergio Sette Câmara, Tom Blomqvist, Joel Eriksson, Oliver Turvey e Sébastien Buemi, que tentavam avançar para a fase da superpole da classificação.

Entretanto, do último bloco, nenhum piloto teve êxito em se colocar entre os seis mais rápidos. Com 1min20s641, Sette Câmara foi o melhor dos seis competidores e alinha na nona posição do grid de largada.

Na superpole, o primeiro que deixou os boxes foi De Vries, que subiu ao pódio no sábado. O holandês da Mercedes fez sua volta lançada e anotou a marca de 1min20s353 com direito a triscada no muro em seu giro.

Günther, segundo a deixar os boxes, não conseguiu fazer tempo suficiente para bater o adversário e apenas com o segundo setor em tempo inferior, fechou na segunda colocação momentânea.

Rowland tratou de voar em sua tentativa de assegurar a pole-position. E com o tempo de 1min20s222, o competidor que foi excluído da prova do sábado, colocou a Nissan e.dams na ponta em tempo 0s131 inferior ao de De Vries.

Vandoorne foi o quarto a sair a pista e quem ficou com a posição de honra do grid provisória ao fechar com giro 0s041 mais rápido que Oliver. Evans, o piloto seguinte, ficou com o quarto posto do momento.

Lynn foi o último a tentar assegurar a pole-position, mas teve de se contentar com a terceira colocação. Com isso, quem sai da primeira colocação em Londres é Stoffel, que assegura a quarta pole da carreira na FE.

1 – Stoffel Vandoorne, 1:20.181
2 – Oliver Rowland, 1:20.222
3 – Alex Lynn, 1:20.248
4 – Nyck de Vries, 1:20.353
5 – Mitch Evans, 1:20.376
6 – Maximilian Günther, 1:20.398

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.