Atual detentor do título da Fórmula E após um ano dominante na categoria de carros elétricos, o português Antonio Félix da Costa tem encarado um campeonato bem mais complicado do que o anterior, já que desta vez, a DS Techeetah não parece ter o melhor carro do grid.
Depois de ter visto a vitória escapar em Valência, Da Costa chegou a Mônaco pressionado. Era preciso dar uma resposta rapidamente, pois tanto a dupla de pilotos da Mercedes quanto a dupla da Jaguar, estavam começando a se distanciar na tabela de classificação.
A resposta do campeão veio com estilo: pole position e uma atuação fantástica pelas ruas do Principado, com direito a uma ultrapassagem espetacular na última volta do eprix em cima de Mitch Evans, conquistando desta forma a sua primeira vitória nesta temporada.
“Ganhar uma corrida na Fórmula E este ano está muito complicado. Todos nós temos uma compreensão muito boa dos nossos carros e tornamos cada corrida mais desafiadora para os adversários”, explicou o piloto português após a prova sobre a dificuldade em vencer nesta temporada.
Após ter largado na pole position, Da Costa travou uma intensa batalha volta a volta com Mitch Evans (Jaguar Racing) e Robin Frijns (Envision Virgin Racing) pela liderança da prova. Evans se deu melhor na estratégia de uso do Modo Ataque, mas perdeu tempo em uma batalha com Jean-Eric Vergne (na qual Da Costa aproveitou para passar os dois de uma vez só), e quando o neozelandês conquistou a liderança nas voltas finais, não conseguiu abrir distância o suficiente para evitar os ataques do piloto português, que na saída do túnel na última volta do eprix, voltou a ponta e recebeu a bandeirada.
“Mitch perdeu muito tempo lutando com o JEV e isso me ajudou muito. Foram diversos fatores diferentes que me levaram ao primeiro degrau do pódio hoje.”
“Foi um prazer correr contra Robin e Mitch – eles correram de forma super justa. Coloquei muita pressão em mim mesmo para vencer esta corrida, pois ainda não tínhamos nos destacados este ano, e neste fim de semana trabalhei muito para ter a mentalidade certa, vir aqui e ter sucesso”, completou o vencedor do ePrix de Mônaco.
Agora, a liderança do Campeonato de Pilotos pertence a Robin Frijns, que terminou o eprix deste sábado em Mônaco na segunda colocação. Antonio Félix da Costa é o quarto colocado na tabela de classificação, com apenas dez pontos a menos que o piloto holandês da Envision Virgin Racing.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.