Pascal Wehrlein é quem vai largar da pole-position no ePrix do México da Fórmula E. Neste sábado (12), na classificação realizada no Autódromo Hermanos Rodríguez, o piloto da Porsche foi quem levou a melhor no mata-mata.
A categoria elétrica marca o retorno à pista mexicana em 2022. Na última temporada, por conta da pandemia do coronavírus, a corrida no país teve de ser realizada em Puebla.
Então, para a corrida de mais tarde, foi feita a tomada de tempos. A Venturi e a Porsche mostraram grande desempenho durante todas as fases da atividade até chegarem na disputa final com Pascal Wehrlein e Edoardo Mortara.
Após a dupla fazer a volta única lançada, o alemão garantiu a posição de honra do grid ao anotar a marca de 1min07s100, o melhor tempo do final de semana e sua terceira pole-position.
Confira como foi a classificação do ePrix do México da Fórmula E:
O Autódromo Hermanos Rodríguez tem servido de palco para a segunda etapa da temporada 2022 da Fórmula E. A categoria elétrica retorna ao circuito após um campeonato de hiato, já que no passado acabou indo para Puebla.
Na manhã do sábado, os pilotos já foram para a pista para a realização de dois treinos livres. Na primeira atividade, André Lotterer colocou a Porsche na ponta da tabela de tempos, enquanto António Félix da Costa foi o mais veloz do TL2.
No grupo A, definido pelas posições pares da classificação, iam para a pista Edoardo Mortara, Stoffel Vandoorne, Lucas di Grassi, Lotterer, Jean-Éric Vergne, Oliver Rowland, Oliver Askew, Maximiliam Günther, Sébastien Buemi, Sérgio Sette Câmara e Oliver Turvey.
Já no segundo bloco de pilotos, os nomes são Nyck de Vries, Jake Dennis, Robin Frinjs, Sam Bird, Nick Cassidy, Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Da Costa, Alexander Sims, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi.
Fase de grupos
Primeiro grupo autorizado a ir para a pista e os pilotos não demoraram para deixar os boxes. Os primeiros minutos da sessão foram dedicados para as voltas de aquecimento e de instalação – os quatro mais rápidos avançam para as quartas de final.
Assim que os primeiros giros foram concluídos, os nomes começaram a pipocar na tabela de tempos. Vandoorne foi o primeiro a se colocar na ponta com 1min08s072, mas logo foi superado por Vergne.
No momento, o quarteto que estava mais rápido era Lotterer, com 1min-7s954, Mortara, apenas 0s041 mais lento, Vergne e Günther. Rowland, quinto colocado, estava a apenas 0s001 do competidor da e.Dams.
Após um tempo de parada programada para ajustes, os pilotos estavam de volta ao traçado. Com a bandeira quadriculada, nada mudou na ponta da tabela, com Lotterer, Mortara, Vandoorne e Vergne avançando.
O relógio começou a rodar os 12 minutos para o segundo bloco de competidores. Mais uma vez, os primeiros giros foram para instalação e aquecimento de pneus.
Com 1min07s801, Da Costa era o mais veloz do momento. Com apenas 0s020 de desvantagem, Wehrlein aparecia na segunda colocação, enquanto Sims e De Vries completavam o quarteto que avançava para a próxima fase.
Com menos de quatro minutos para a bandeira quadriculada, todos os pilotos estavam nos boxes para a parada programada. O tempo a ser batido era de 1min08s000 – neste momento, Nyck estava de fora.
Com o cronômetro zerado, os quatro pilotos das quartas de final já eram conhecidos. Da Costa, Wehrlein, Frinjs e De Vries foram os nomes que garantiram as posições para brigar pela semi-final.
Quartas de final
Nas quartas de finais, De Vries enfrentou Lotterer, enquanto Frinjs pegou o líder da classificação Mortara. Vergne pegou o companheiro Da Costa e Vandoorne precisou lidar com Wehrlein.
No primeiro duelo, quem venceu foi o competidor da Porsche, que passou para a fase seguinte. Com isso, o alemão eliminou o holandês da Mercedes atual campeão da Fórmula E.
Quando a segunda dupla foi para a pista, Frinjs começou mal já fritando os pneus. Melhor para Mortara, pois o competidor da Venturi e que atualmente lidera o campeonato, fez 1min07s236 para avançar.
No duelo caseiro da Techeetah e que soma três títulos entre os dois pilotos , quem levou a melhor foi o francês que marcou 1min07s347, apenas 0s011 mais rápido que o companheiro português.
No último embate da fase das quartas de final era Mercedes com Vandoorne contra Porsche de Wehrlein, e foi o alemão quem passou.
Semi-final
Com o funil apertando cada vez mais, as duplas para a semi-final estavam definidas. Edoardo tinha a missão de correr contra Lotterer, enquanto Vergne precisava bater Pascal. A última pole no Hermanos Rodríguez foi de André.
Na primeira decisão mexicana, quem levou a melhor foi Mortara, avançando para a briga da pole-position. Quem enfrentaria o suíço era Wehrlein e, portanto, a posição de honra do grid seria entre Venturi e Porsche.
Final
Até o momento, após a rodada dupla do ePrix de Diriyah, na Arábia Saudita, apenas uma equipe havia feito a pole: a Mercedes. Portanto, em 2022, dois times inéditos estavam brigando pelo primeiro posto de largada.
Então, a dupla entrou na pista e quem estava levando a melhor era Mortara. Entretanto, o suíço saiu pior da última curva, errou e atravessou a linha de chegada de lado, com Wehrlein aproveitando e garantindo a pole mexicana.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.